Quarta, 12 Mai 2021 05:00

Estudantes produzem conteúdo online para auxiliar na declaração do IR

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
Estudantes produzem conteúdo online para auxiliar na declaração do IR Foto: Ilustrativa

Com a suspensão de atendimentos presenciais, devido à covid-19, alunos usam as redes sociais para sanar as principais dúvidas dos contribuintes.

 Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Cuiabá (Unic), passam a dar dicas importantes sobre a declaração do Imposto de Renda de forma online. A iniciativa surgiu depois que as atividades de atendimento à comunidade foram suspensas devido à pandemia da Covid-19. O objetivo principal é produzir conteúdo até o final do prazo de entrega da declaração (31 de maio), sanando as dúvidas mais frequentes do contribuinte. Todo o material é divulgado nas redes sociais da universidade.

 O professor e coordenador do curso, Eden Aristoflavy Maranhão Praeiro, conta que o ‘Projeto Imposto de Renda’ é coordenado pela professora Fernanda da Silva Rodrigues, executado pelos alunos o 7° e 8° semestres e possui a supervisão dos professores. “A ideia não é apenas avisar a população sobre o prazo. Trata-se de uma contribuição com informações relevantes, explicando dúvidas que são pontuais e que eram sanadas dentro de laboratório”. Nos vídeos, os acadêmicos explicam as despesas que devem ser deduzidas; a idade mínima dos dependentes; qual a faixa mínima para declarar; e outros assuntos, que normalmente confundem o cidadão no ato de preencher e enviar os arquivos.

 Ele conta que os estudantes realizavam atendimentos, tiravam dúvidas, orientavam a população e davam suporte para que a comunidade realizasse a própria declaração, de forma presencial. Para ter acesso ao serviço, o interessado deveria apenas realizar a doação de 1kg de alimento não perecível, que seria destinado à instituição carente. O coordenador do projeto credita que manter a ação online é uma forma de fornecer o atendimento, ainda que não exista o contato próximo. “Não podemos atuar presencialmente, por segurança. Então essa é a forma de amparar a comunidade, levando conhecimento e garantindo a saúde de todos”, completa.

Ler 20 vezes