Quinta, 13 Mai 2021 05:00

Bazar Solidário: um completo ciclo de consciência social

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
Bazar Solidário: um completo ciclo de consciência social Foto: Karen Malagoli

População é sensibilizada, desapega e doa; o ciclo gera o reuso consciente, menor impacto ambiental, renovação de energias.

 O objetivo do Bazar Solidário é ajudar através de recursos financeiros uma instituição filantrópica. “Nós apoiamos inúmeras entidades e ações sociais de diversas maneiras. Porém, como somos uma entidade que não possui recursos, a forma que encontramos de direcionar é através do Bazar”, disse a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Essa é a 11ª edição do Bazar Solidário organizado pela Assembleia Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e já tem data e método: será dia 11 de junho, com vendas exclusivamente on-line. Segundo Daniella, todas superaram as expectativas. “No último, passamos de R$ 32 mil repassados para Obras Sociais Espírita Manoel Philomeno de Miranda.

A ideia é renovar o guarda roupa, a esperança, o consumo consciente , o reuso e fazer a energia circular. “Enfim, cuidar do planeta e uns dos outros”, frisou Dani Paula.

O ciclo começa com uma campanha para que as pessoas se desapeguem. “Na sequência, fazemos uma triagem do que foi arrecadado para verificar o que pode ser vendido on-line como por exemplo as peças de lojistas, as que estão em perfeito estado - já que este ano ao evento será em formato híbrido. O que vai para o presencial futuramente, assim que a pandemia possibilitar, são as peças que precisam de manuseio e aquilo que não dá para ser comercializado ela se transforma em guarda roupa solidário e segue para uma comunidade carente para ser distribuído”, explica a diretora da Assembleia Social. Todas as peças estão sendo higienizadas.

 Atualmente, a equipe da unidade social está em etapa de arrecadação de peças novas ou usadas (roupas e calçados infantis e adultos, acessórios, brinquedos, utilidades domésticas, móveis e itens de decoração) e os doadores podem agendar retirada em casa ou na loja parceira. Para isso, basta manter contato pelos telefones (65) 3313-6994 e 9 9213-7380.

Está sendo desenvolvido um site para as vendas e toda a renda arrecadada será revertida para a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MTMamma) e para a Associação de Mulheres Solidárias Joana D’Arc, com atuação no bairro Ouro Fino, região periférica de Cuiabá.

Em tempos de pandemia, a importância de ações de amor ao próximo, de solidariedade e de empatia se torna essencial.

O bazar é uma opção para ajudar a levantar recursos, por isso a participação da comunidade é muito importante, tanto na compra de roupas, quanto na doação de peças e acessórios que a comunidade pode doar. “Isso só dá certo porque as pessoas nos abraçam de uma forma muito verdadeira desde o desapego, da doação até o comprar, que muitas vezes é só com o intuito de ajudar. Todo esse movimento é para de fato alcançar a comunidade”, conclui Daniella.

Quem quiser doar ou precisar de mais informações pode manter contato pelos telefones (65) 3313-6994 e 9 9213-7380.

 

Ler 96 vezes Última modificação em Quarta, 12 Mai 2021 17:02