Sábado, 15 Mai 2021 05:00

“Ombro Amigo”

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
“Ombro Amigo” Foto: Ilustrativa

Universidade tem cerca de 25% de aumento no atendimento psicológico gratuito. A clínica-escola de Cuiabá teve 296 consultas realizadas no mês de abril. Este foi o maior registro desde o início da pandemia.

Abril de 2021 foi o mês com o maior número na busca por atendimento psicológico gratuito em Cuiabá, desde o início da pandemia, com 296 consultas realizadas. O dado da Clínica de Psicologia da Universidade de Cuiabá (Unic) demonstra ainda que o número é 24,89% maior do que os registros de mês março do mesmo ano. Desde o início dos atendimentos em 2021, até a primeira quinzena de maio, os alunos do 9° e 10° semestres, que atuam com orientação dos professores, já realizaram 559 consultas, sem custos à comunidade.

A psicóloga e coordenadora da clínica-escola da Unic, professora Jordana Mendes Póvoa Oliveira, acredita que a implementação das atividades remotas facilitou o acesso. “Ficamos um período sem atendimentos no ano passado, por causa da pandemia da Covid-19 e em agosto de 2020 iniciamos as consultas online. Hoje contamos com as duas modalidades no atendimento, mas com horários reduzidos para a presencial”.

Ela explica ainda que os números podem sim estar relacionados ao período vivido pela sociedade, uma vez que coincide com o momento em que Mato Grosso completou um ano de enfrentamento à pandemia, registrando um dos piores cenários da doença, entrando na lista dos estados com alto índice de transmissão da Covid-19 e com falta de leitos de UTI. Na mesma época, a prefeitura de Cuiabá apontou ainda que unidades de saúde da capital pararam de receber pacientes com a doença, devido a superlotação.

A coordenadora a clínica considera que a saúde mental deve receber atenção especial. “Estamos vivendo a maior pandemia enfrentada em décadas, e é importante que a as pessoas busquem ajuda e deem atenção ao sofrimento psicológico, para atravessarmos por este período da melhor forma possível”, observou a profissional.

Atendimento gratuito

Os interessados podem agendar a consulta gratuita pelo formulário, informando idade, nome e se prefere realizar o atendimento de forma online ou presencial. A professora alerta ainda que as sessões presenciais contam com redução de horários disponíveis, devido a pandemia da Covid-19. O atendimento presencial acontece das 8h às 16h e o online das 8h às 19h.

A professora esclarece que, optando pelo atendimento remoto, o interessado deve ter acesso à plataforma interativa de videochamada e a um ambiente silencioso.

Sofrimento psicológico

Além da iniciativa que atende toda a comunidade, a Unic também é parceira da Associação dos Caminhoneiros na ação “Ombro Amigo”. A clínica Psicológica disponibiliza atendimento online aos caminhoneiros profissionais, que cruzam o estado, mantendo a logística de Mato Grosso em um momento tão delicado. Para mais informações, acesse: www.unic.br  

 

Confira os horários de atendimento:

Segundas-feiras – das 19h às 21h

Terças-feiras – das 8h às 11h; e das 19h às 21h

Quartas-feiras – das 8h às 11h

Quintas-feiras - das 8h às 11h; e das 18h às 21h

Sextas-feiras – das 18h às 21h

 

Ler 93 vezes