Sexta, 14 Mai 2021 20:01

Vereador defende inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridade da vacinação

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
Vereador defende inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridade da vacinação Foto: Carol Siqueira/Secom Câmara

O vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) defendeu a inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridade na vacinação contra a covid-19, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá do último dia 11.

Ele convidou a servidora Georgia Fabiola de Souza Leite, mãe de um menino autista, para participar da Tribuna Livre para comentar sobre a importância dos autistas, principalmente das crianças e adolescentes, e as pessoas que os acompanham em seus tratamentos estarem na lista prioritária de imunização.

“Precisamos da vacina para continuar com todos os tratamentos multidisciplinares. O tratamento é delicado, lento e para conseguir uma pequena melhora leva um  tempo muito grande, é uma dedicação muito grande, mas precisamos nos proteger para protegê-los vistos que muitas de suas limitações ultrapassam a questão intelectiva, ela vai para questão sensorial, ou seja, questão do toque, de ouvido, de fala”, disse Geórgia.

“Na verdade, nós somos a voz, nós somos o ouvido, nós somos os olhos dos nossos filhos. No caso do autismo moderado e principalmente o severo demanda o acompanhamento de mais profissionais muito mais profissionais e a exposição torna-se muito mais perigosa”, complementou.

Ela solicitou aos parlamentares que busquem a inclusão das pessoas com autismo na lista com urgência. Geórgia lembrou que no Rio de Janeiro já iniciou a imunização e que Cuiabá não pode ficar de fora.

Juca comentou que conversou com o prefeito sobre o tema e que vai discutir o assunto com a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

“Quero relembrar a Lei n° 6509, de minha autoria, que garante o atendimento preferencial para pessoas com autismo em vagas de estacionamento em Cuiabá, prioridade nas filas de banco, prioridade no comércio. Essa questão da vacina é de suma importância, já falei com o prefeito Emanuel Pinheiro, o mesmo foi sensível com o tema, vou falar com a secretária Ozenira. O que depender desta Casa pode contar não só com o vereador Juca, mas tenho certeza com os 25vereadores”, disse.

Ler 53 vezes