Quinta, 20 Mai 2021 05:00

“Tereza Natureza e Sofia Tecnologia”

Escrito por 
Avalie este item
(2 votos)
“Tereza Natureza e Sofia Tecnologia” Foto: Divulgação

A professora de português Belle John, 27, e Val Baminger Oliveira, 49 anos - docente de Língua Inglesa são autoras do livro infantil “Tereza Natureza e Sofia Tecnologia”. As ilustrações são da artista visual Dani Dias. A história é sobre Tereza, uma menina que ama a natureza, e Sofia, sua vizinha, que vive conectada ao celular. A história é narrada em forma de poema. O livro estará disponível a partir do dia 21/05/2021 no site da Editora Entrelinhas https://www.entrelinhaseditora.com.br/ ou através do contato direto com as autoras no perfil @terezaesofia, no Instagram. Confira a entrevista concedida pelas escritoras ao Blog da Condessa.

Blog da Condessa - O livro “Tereza Natureza e Sofia Tecnologia” é um projeto voltado para o mundo infantil. Como foi a experiência de escrever para crianças?

Belle e Val - Acreditamos que escrever para crianças é transformar-se em alguém que contribui para ampliar a visão de mundo desses pequenos leitores e fomentando sua imaginação e criatividade.  

Blog da Condessa - O que o leitor infantil pode esperar dessa obra?

Belle e Val - Para nós, a leitura pode ser feita a partir de diversas camadas. No primeiro momento, o leitor infantil pode esperar diversão e, a partir de sua temática regionalista, identificar-se com as personagens e com o cenário em que a história se passa. Em uma camada mais profunda, a obra oferece possibilidade de reflexão a respeito de causas importantes como o cuidado com o meio ambiente e o uso excessivo de tecnologias, além do valor da amizade.

Blog da Condessa - O que uma obra precisa para ser apreciada por uma  criança?

Belle e Val - Embora nem todas as crianças tenham uma mesma percepção estética para receber e apreciar uma obra, grande parte das crianças costumam gostar de livros coloridos e bem ilustrados. O gênero poema também costuma despertar o interesse das crianças, especialmente quando contêm rimas, por conta de sua sonoridade. Nesse sentido, o livro “Tereza Natureza e Sofia Tecnologia” tem um forte apelo ao público infantil, pois oferece as belas ilustrações feitas pela artista Mato-grossense Dani Dias e a história é narrada em forma de poema.

 Blog da Condessa - As autoras já tinham experiência anterior com o universo da escrita ou estão estreando como escritoras?

Val - Já tenho um livro publicado “We are all outsiders” (2019), pela Casa Publicadora Brasileira.

Belle: Este é o meu primeiro trabalho publicando um livro, mas escrevo a respeito das minhas leituras no meu perfil literário no Instagram @leiturasdejohn.

Blog da Condessa -  Qual escritor (a) exerceu maior influência no seu fazer literário?

Val: Me inspirei na poeta carioca Cecília Meireles, especialmente em seu poema “Motivo”, no qual os versos são construídos a partir de antítese, ideias opostas, o que se aproxima da obra em questão, uma vez que Tereza e Sofia são construídas a partir de concepções opostas. Outra característica inspiradora na poética de Cecília Meireles é a presença de uma lírica que contêm rimas, mas não com o rigor da métrica parnasiana, foi o que buscamos apresentar na obra.

Belle: Já a minha grande inspiração de vida e escrita é o autor e compositor Chico Buarque, em seu livro “Chapeuzinho Amarelo”. No qual, Chapeuzinho Amarelo era uma menina muito medrosa, que ao se deparar com o seu maior medo, precisou encontrar forças e mecanismos para mudar a situação. É isso que buscamos na literatura, principalmente nas personagens Tereza e Sofia, ao se depararem com um mal em comum, precisaram se unir para encontrar uma solução. Esse é o poder da Literatura, que as crianças consigam ver, a partir dessas histórias, que elas também são capazes de agir pelo bem comum.

Blog da Condessa - Alunos de escolas públicas terão acesso ao livro? De que forma?

Belle e Val - Sim. Apesar de o público alvo não ser apenas as crianças e alunos da escola pública. Como professoras da rede pública, pensamos numa história que se aproximasse da realidade/vivência desses alunos. Para alcançar esse público de um modo mais efetivo, como contrapartidas, fizemos a doação de 50 livros para uma Escola Pública Municipal e 50 livros para uma Escola Pública Estadual, ambas de Cuiabá.  

 Blog da Condessa - Como fazer para adquirir o livro?

Belle e Val - O livro estará disponível para a venda a partir do dia 21/05/2021 no site da Editora Entrelinhas https://www.entrelinhaseditora.com.br/ ou através do contato direto com as autoras no perfil @terezaesofia, no Instagram.

 

 

 

Ler 147 vezes