Sábado, 22 Mai 2021 05:00

“Entre Sueños & Duende” apresenta artes integradas, performances e narrativas poéticas

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
“Entre Sueños & Duende” apresenta artes integradas, performances e narrativas poéticas Foto: Divulgação

Espetáculo é uma contribuição histórico-cultural dos ciganos para a humanidade e conta com diversas linguagens. Uma manifestação cultural com música, poesia e dança. A bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca e cigana, Wania Ormond,  já participou de vários segmentos na dança. Cursos, workshops e revelou a  paixão pelo estudo e pesquisa na vertente da Dança Flamenca e Cigana com pós- graduação em MBA em Danças e seus Movimentos Culturais. Um universo onde se expressa o sentimento. A dança é muito performática. A sinergia do corpo, mente e alma. Além dos movimentos corporais, a coreografia, o espaço, o tempo. A seguir, a entrevista.

Blog da Condessa – Comente, por favor, sobre o projeto cultural Entre Sueños & Duende, que será apresentado dia 29 de maio.

Wania Ormond  - O espetáculo será apresentado no Cine Teatro Cuiabá, às 20 horas com capacidade de público 70% estabelecido pelo Decreto Municipal e ao vivo pelo canal do YouTube, com ingresso solidário de dois quilos de alimentos não perecíveis.  Os locais de arrecadação são:

- Superintendência Pedagógica ( SMECEL- VG)

- Secretaria de Estado e Assistência Social e Cidadania – Cuiabá

- Estúdio Pentagrama- Cuiabá

- Centro Cultural Casa Cuiabana

Blog da Condessa - O que o público pode esperar do espetáculo?

Wania Ormond - O projeto Entre Suenõs & Duende apresentará no Cine Teatro e no You Tube  as artes integradas, as performances e narrativas poéticas. Esse projeto nasceu do desejo de realização de um espetáculo que integrasse e interrelacionasse os segmentos da arte como a dança,  a música,  a poesia e o teatro. Assim conseguimos reunir artistas ( bailarinas, músicos, poetas, cantora), como também estudantes de dança e da música que se identificaram  com a temática do projeto e seus objetivos.

E, assim, vamos dessa forma mostrar por meio de licença poética das criações dos artistas que compõem nossa equipe, a riqueza cultural deixada pelos grupos ciganos ao mundo. Um espetáculo imperdível para toda a família!

Blog da Condessa -  Qual o link para o público acessar?

Wania Ormond - Projeto Entre Sueños & Duende – se inscrever no canal e ativar as notificações .

Blog Da Condessa – O que representa a dança cigana, flamenca ?

Wania Ormond - A dança cigana expressa a cultura de um povo cigano, nômade  tendo diversas origens de vários países do mundo. É uma dança na maioria alegre, com saias coloridas, onde se usa elementos que representam o ar, terra ,  fogo e água, com manifestações de vários ritmos e fusões . A dança cigana trabalha com o belo, o equilíbrio do corpo e da mente, e uma dança transformadora, contagiante que traz conhecimentos dos diversos povos ciganos pelo mundo. A dança flamenca vem da cultura associada principalmente da região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Murcia e Estremadura, e tornou se um dos símbolos da cultura espanhola. O flamenco representa o canto, a música e dança cujas origens remontam as culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. É uma dança de expressão forte com esmero artístico representando o sofrimento de um povo com suas variações e estilos como a rumba catalã,  sevillana, palos flamenco, buleria e o contemporâneo  e outras variações. O flamenco na sua dança tem os movimentos fortes com sapateados e palmas e seu bailado. Em 2010, o flamenco passou a ser considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Blog da Condessa - O que significa o Duende?

Wania Ormond - O Duende nasceu de uma expressão flamenca. É um termo espanhol que representa um sentimento. É um “ fazer arrebatar” que nasce da alma do dançarino ou de um cantor. É um estado emocional que o dançarino alcança com suas vivências e técnicas na dança. É a essência da arte Andaluzia. São as emoções e o encanto. É a magia convertida em pura arte onde o artista ou a manifestação artística que transmitem ao público um poder misterioso que todos sentem, mas que nenhum filósofo define.

Blog Da Condessa - Comente, por favor, a sua trajetória.

Wania Ormond  - Eu desenvolvi minha paixão pela arte da Dança Flamenca e Cigana desde criança,  estudando e pesquisando as influências ciganas e suas expressões sobre as danças culturais de cada região ou país.  Professora de Dança Flamenca e Cigana desde 2015 no Centro Cultural Casa Cuiabana, estudei desde o Jazz, Hip Hop, Dança Contemporânea e Flamenco.  Sou pós graduada em MBA em Danças e seus Movimentos Culturais pela faculdade Faipe e atuo como bailarina desde 2003 participando de espetáculos nas academias Ballet Denise França e Opera Ballet com cursos e workshops de Dança  Contemporânea,  Flamenco , Dança do Ventre no Sesc Arsenal. Já em São Paulo participei de cursos e da Feira Flamenca 2019, com bailarinos profissionais da Espanha. Em 2018 apresentei um espetáculo no Teatro Zulmira em Cuiabá -- MT “Noite Espanhola- De pés descalços para a Arte de Tablado”. Também fiz várias participações em espetáculos de danças Ciganas e Flamenca em eventos e teatros. Atuei no espetáculo musical “ Capricho Espanhol “ do Concerto Camerata de Violinos. Por fim, em setembro de 2020 consegui montar meu próprio Estúdio de Dança “ STUDIO VERONICA “ onde ministro essas aulas de dança. Hoje a dança para mim representa uma vivência,  um estilo de vida .

Ler 146 vezes