Domingo, 23 Mai 2021 05:00

“Casinhas das Infâncias”

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
“Casinhas das Infâncias” Foto: Ilustrativa

Fepeti lança em MT a Semana Mundial do Brincar 2021. Todos podem participar criando e executando ações relacionadas a “brincadeiras de casinha”, e postando fotos e vídeos nas redes sociais com a # semanamundialdobrincar

 

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT) lançou em Mato Grosso, no último dia 22, a Semana Mundial do Brincar, que faz parte da programação da campanha do Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Nesta edição, a Semana Mundial do Brincar, que é uma realização da Aliança pela Infância, traz como tema “Casinhas das Infâncias”. 

A mobilização segue até o dia 30 de maio com a proposta  de valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras passadas de geração em geração.

A secretária executiva do Fepeti-MT, Rosamaria Carvalho, que é secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, explica que todos podem participar, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade (fotos e vídeos de crianças brincando de casinha, desenhos de brincadeira de casinha, jogos lúdicos, cantigas, brincadeiras de criança etc) e marcar o @fepetimt no instagram e usar as #smb2021 e #semanamundialdobrincar.

“Trata-se de uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito da criança ao brincar ser respeitado mesmo em tempos de pandemia”, pontua.

O evento é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância e acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). No Brasil, a semana foi incorporada ao calendário do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil. “Afinal, criança é para brincar”, observa Rosamaria Carvalho.

Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Nesta edição a SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões e transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

Neste momento de pandemia, contextualiza a coordenação da Aliança pela Infância, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das Casinhas das Infâncias.

Sobre o Fepeti-MT

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso – FEPETI abarca questões envolvendo o enfrentamento ao trabalho infantil e possui como missão “articular, sensibilizar e mobilizar as instituições governamentais, a sociedade civil, representantes dos empregadores e trabalhadores para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no Estado de Mato Grosso”. 

A visão da instituição é “ser um espaço permanente e democrático de diálogo entre governo e sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente trabalhador”. Integram o Fepeti-MT representantes de órgãos das esferas federal, estadual e municipal e também da sociedade organizada.

 

Ler 14 vezes