Quinta, 27 Mai 2021 16:14

“Uma ebulição cultural e de contextualização histórica”

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
“Uma ebulição cultural e de contextualização histórica” Foto: Divulgação

Um evento que une a sensibilidade e a interatividade da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) com a sociedade. Um sarau no qual a poesia, a música e a performance entram em cena,  através das composições, declamações e dramatizações.

Uma instituição que caminha para o primeiro centenário merece iniciar as comemorações do seu aniversário com antecedência, antes de chegar o dia 7 de setembro. O Sarau Literomusical - 100 anos da Academia Mato-Grossense de Letras promete grandes momentos, no dia 28 de maio (sexta-feira), das 18 às 21 horas, na Casa Barão de Melgaço, sua sede e também com transmissão ao vivo pelo Instagram da AML  https://instagram.com/academiadeletrasmt?utm_medium=copy_link
e as apresentações artísticas partir das 19h30 pelo canal do you Tube da instituição:
https://www.youtube.com/watch?v=S3B8vdi5sZs

Segundo a presidente da AML, Sueli Batista, o objetivo é mostrar que a Academia Mato-grossense de Letras está abrindo as comemorações do seu centenário e o faz reunindo num só espaço a intelectualidade e a classe artística numa ebulição cultural e de contextualização histórica, dando um tom maior para as diversas manifestações artísticas em uma época tão restritiva e limitante. 

“A Casa Barão encontrou uma forma de trazer a sociedade para mais perto dos seus espaços, mesmo enfrentando dificuldades para abrir suas portas”, disse ela.

O Sarau Literomusical apresenta cantores, músicos, atores, declamadores e escritores. Já os  livros ganham destaques no salão social, através da exposição que contempla obras de 42 autores, que pertencem ou pertenceram a Cadeiras da AML, e também dos que aspiram ingressar na instituição.

“O conjunto de atividades mostrará como a casa é rica em cultura e pluralidades, que vão além da literatura, conversando amigavelmente com a história, a geografia, o jornalismo, a pesquisa, o direito, dentre outras formas de expressão que nela residem”, frisou. A própria presidente já escreveu como memorialista, poeta e recentemente fez sua estreia na literatura infantil.

O evento é uma realização da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, no edital executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

Convidado Nacional
                              
Carlos Navas intérprete brasileiro que tem uma trajetória nacional de sucesso, com 25 anos de carreira, é o convidado nacional do Sarau. Ele estará acompanhado pelo músico Paulo Miranda.

Serviço
O que: Sarau Literomusical 100 Anos da Academia Mato-Grossense de Letras
Quando: Dia 28 de maio – Sexta - das 18h às 21h
Local: Casa Barão de Melgaço – (Rua Barão de Melgaço 3684) Centro- Cuiabá / MT
Evento gratuito com confirmações antecipadas
Haverá transmissão online do evento, a partir das apresentações artísticas às 19h30 pelo canal da AML:
https://www.youtube.com/watch?v=S3B8vdi5sZs

Confira a programação completa:
https://www.flipsnack.com/9DAF5EDD75E/programa-folder-sarau-2021-aml-100-anos.html


 

Ler 68 vezes Última modificação em Quinta, 27 Mai 2021 16:15