Quinta, 10 Junho 2021 05:00

“Brincando com o Meio Ambiente”

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
“Brincando com o Meio Ambiente” Foto: Divulgação

Projeto educativo com materiais recicláveis  ensina os bebês e as crianças bem pequenas a importância de preservar o meio ambiente.

Caixas de papelão que podem virar uma onça pintada, grade de ovos se transformam em jacaré, troncos de árvores feitos dos tubinhos do papel higiênico e fundos de garrafas petes que viraram folhas.

Tudo isso e muito mais foi criado por professores do Centro Municipal de Educação Básica (CMEI) Paulo Ronan Ferraz Santos, no projeto ‘’Brincando Com o Meio Ambiente’’. A unidade educacional localizada no bairro Ilza Terezinha Picolli, atende 232 estudantes das 1ª e 2ª Infância, do Berçário ao Maternal e Jardim (bebes e crianças bem pequenas, de 0 a 3 anos e 11 meses) e Pré-Escola (crianças pequenas, de 4 e 5 anos).

No mês dedicado ao Meio Ambiente a unidade lançou o projeto que tem como objetivo trabalhar de forma lúdica a questão ambiental desde do berçário até a Pré-escola, abordando temas como a conservação, preservação e reciclagem, mostrando para as crianças que é possível brincar e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

A diretora da CMEI, Rosângela de Jesus Pereira, contou que com o apoio dos professores, foram montados vários kits com produtos recicláveis e materiais didáticos, como o giz de cera, lápis de cor, tinta guache entre outros materiais pedagógicos.

‘’A expectativa é inserir a família e a criança nesse movimento de brincar, porque é preciso ensinar as crianças desde pequenas para que elas aprendam a preservar o meio ambiente’’, relatou a diretora Rosângela.

Para a professora do maternal Rita de Cassia, além da educação ambiental, as crianças aprendem a fazer seus brinquedos com materiais que antes eram descartados no lixo. “É gratificante mostrar a eles que aquilo que eles jogam fora pode virar brinquedos’’, disse a professora.

O projeto também envolve os pais dos alunos que nesse tempo de pandemia, ficam sem alternativas para ocupar os pequenos durante o dia, é o que explica a professora de Educação Física, Karolina Almeida. ‘’A criança é movimento, ela é um ser brincante. Ela brinca com tudo, a gente apenas dá um empurrãozinho, o resto é com elas’’, relata a educadora.

Além das possibilidades infinitas de montar brinquedos com materiais recicláveis, o professor de artes da unidade, João Batista, ensina os pequenos a tirarem sons desses objetos. Ele conta que existem vários tipos de sons em diversos materiais recicláveis e isso ajuda muito no desenvolvimento dos alunos. “Vejo um universo de possibilidades dentro da reciclagem. Você pode por exemplo trabalhar o timbre para que a criança aprenda identificar o tipo de som’’ relatou o professor.

Ainda conforme a diretora Rosângela, o projeto pode ser levado para outras unidades escolares de ensino, pois o foco é despertar nos pequenos a importância de brincar preservando o nosso meio ambiente.

Desafios

Durante as próximas semanas, as crianças/estudantes do Berçário, Maternal, Jardim e Pré-Escola irão participar de várias atividades como por exemplo a Leitura Deleite será com o livro João e o Pé de Feijão e, junto com os pais, as crianças/estudantes farão o plantio de uma mudinha.

Débora Yasmin Constantino Leque Bruno, mãe da Pérola, do Berçário, disse que vai participar com os filhos. “Estou achando isso maravilhoso. É uma forma interessante das crianças apreenderem. Além da Pérola meus outros dois filhos, de 6 e 11 anos, que também estudam na rede municipal e gostam muito de ler, também estão participando”, contou.

Rosivane Teixeira de Oliveira, mãe da Ana Luíza, do Jardim II, também está sempre junto, participando. “É um desafio para nós também, os pais. É muito interessante os professores estão sempre encaminhando vídeos, explicando as atividades, e ‘prá’ gente é muito bom”, contou ela dizendo que assim que a Ana Luíza terminar de brincar de casinha, com o pai Milton e o seu cachorro, vão participar da atividade.  

 

Ler 53 vezes