Quarta, 22 Setembro 2021 05:00

A contribuição de João Sebastião para as artes visuais no Brasil

A contribuição de João Sebastião para as artes visuais no Brasil Foto por: Wers Gravaluz

Além do lançamento do livro “O baú iconográfico de João Sebastião", a autora, Aline Figueiredo, oferecerá uma palestra situando o artista e sua obra no contexto da arte mato-grossense e brasileira.

A animadora cultural e crítica de arte Aline Figueiredo lança nesta quarta-feira (22.09), às 19h no Sesc Arsenal, livro sobre a contribuição de João Sebastião para as artes visuais no Brasil. Além do lançamento da publicação, intitulada “O baú iconográfico de João Sebastião", a autora oferecerá uma palestra situando o artista e sua obra no contexto da arte mato-grossense e brasileira. A palestra será transmitida pelo Instagram

“Foram muitas as dificuldades para a publicação do livro. Sem auxílio do artista, levantar informações sobre todas as fases de sua obra e localizá-las junto aos seus proprietários foi um capítulo à parte. Por ser uma publicação de arte, a obra requer design gráfico diferenciado, boa produção fotográfica, papel de qualidade, provas de cor, impressão e acabamentos de excelência. Todos os custos são altos e os projetos culturais não disponibilizam recursos suficientes para uma produção desse nível”, explica a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas.

A homenagem póstuma a João Sebastião como Mestre da Cultura Mato-grossense foi viabilizada em projeto proposto por Aline para a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso por meio do edital da Lei Aldir Blanc, contando ainda com a parceria da Entrelinhas Editora.

Aline Figueiredo, que conviveu com João Sebastião desde a década de 1970, adianta: “A pintura de João Sebastião tem a chave de um baú iconográfico a transitar entre o popular e o erudito com uma plástica ao mesmo tempo bruta e sofisticada. Um forte sentimento antropológico recende da obra e reacende a sensibilidade da cultura popular e erudita de brasilidade. João Sebastião pinta tudo junto”.

O livro estava com os textos prontos e imagens selecionadas quando surgiu a oportunidade de Aline Figueiredo apresentar o projeto. "Na sua retina pagã o sagrado e o profano se confundem. No sincretismo religioso da sua pintura estão as festas de santos e seus reis festeiros; as bandeirolas de São João, o Batista; São Sebastião, amarrado e lancetado em troncos de árvores que atestam as ações das motosserras; São Francisco, o protetor dos animais, entre onças, tatus, cobras e lagartos. E sobra também para São Gonçalo, o santo violeiro e casamenteiro das velhas, inclusive faz referências à cerâmica da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, berço da história mato-grossense onde a ata de fundação de Cuiabá fora assinada”, revela Aline. 

“O baú iconográfico de João Sebastião” teve a elaboração e coordenação geral de Willian Gama e produção executiva de Amanda Gama, André Balbino Ferreira como o assistente da autora na elaboração do livro, que contou com a assessoria jurídica de Murillo Espínola e Willian Gama. As fotografias das obras e do artista foram realizadas por Aline Figueiredo, Anderson Ortiz, Protásio de Moraes, Ricardo Carracedo e Wers Gravaluz.

Serviço

A palestra contará com transmissão ao vivo via “instagram” onde estará disponível por 30 (trinta) dias após o lançamento pela página @culturaenatureza.

link: https://instagram.com/cultura.e.natureza?utm_medium=copy_link.

O que: Lançamento do livro “João Sebastião: Baú iconográfico”, de Aline Figueiredo, pela Entrelinhas Editora, e palestra da autora situando a obra do artista no contexto da arte mato-grossense e brasileira

Onde e quando: No dia 22 de setembro, a partir das 19 horas, no Teatro do Sesc Arsenal, bairro do Porto, em Cuiabá

Willian Gama: (65) 999219022.

Editora Entrelinhas: (65) 98404 2697.

 

Ler 77 vezes