Quarta, 06 Outubro 2021 09:48

Várzea Grande avança na vacinação

Várzea Grande avança na vacinação Foto: Assessoria

Kalil anuncia dose de reforço para idosos e trabalhadores da saúde e vacina para jovens de 12 a 14 anos sem comorbidades.

Várzea Grande iniciou hoje, 6 de outubro, a vacinação da dose de reforço dos profissionais da Saúde e de idosos de 60 anos acima, ambos os casos com pessoas com mais de 180 dias de imunizados com a segunda dose, e também jovens de 12 a 14 anos sem comorbidades, lembrando que desde o mês de setembro, idosos de 70 anos acima e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades e de 15 a 17 anos sem comorbidades já estão sendo vacinados e elevaram os percentuais de vacinados para 88% com uma dose e 70% com duas doses.

“Vamos seguir avançando porque temos planejamento e que tem demonstrado resultados”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que mesmo com a decisão do Governo do Estado em revogar as medidas sanitárias adotadas desde 2020, Várzea Grande vai agir com cautela e com os cuidados que a pandemia da Covid- 19 exigem e são defendidas em todo mundo por médicos e cientistas, “pois estamos falando em vidas humanas”, asseverou.

Kalil comemorou o fato de entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, Várzea Grande não ter noticiado nenhum óbito por Covid-19, em seis dias seguidos e assinalou que este tipo de resultado que interessa a Administração Municipal, mas não como número a ser comemorado, mas sim como estímulo em busca de debelar e controlar a doença.

O prefeito enalteceu o empenho e dedicação de todos os trabalhadores da área de saúde e frisou que ainda em agosto passado encaminhou ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde solicitação para que estes profissionais recebessem a dose de reforço, “pois assim como os profissionais da segurança pública e da Educação fazem a linha de frente no atendimento a população”, explicou.

Hoje (6/10) das 8 até as 16 horas no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos em sistema ponto fixo e das 16 às 22 horas no Parque Berneck em sistema Drive Thru, acontece a vacinação dos profissionais de saúde e idosos já cadastrados que não necessitam de um novo cadastramento para receberem a dose de reforço e os jovens de 12 a 14 anos sem comorbidades que necessitam de cadastro para validarem seu direito a vacinação serão vacinados.

“Estamos trabalhando com planejamento que tem obtido resultados mais do que expressivos, bastando ver o percentual de imunizados, mas novas metas foram estipuladas pelo prefeito Kalil Baracat e estamos perseguindo as mesmas para que a população se sinta segura de que o que existe em termos e saúde, prevenção e combate a Covid- 19 estará a alcance de todos que necessitarem”, explicou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros.

Ele também enalteceu o empenho e dedicação dos profissionais de Saúde e ponderou que a meta é até novembro atingir mais de 80% da população com duas doses de vacinas e avançar na dose de reforço. “Se não faltar imunizantes, nós iremos vacinar a todos e se possível queremos ainda em 2021 vacinar toda a população de Várzea Grande já pensando no planejamento de 2022, pois a Covid- 19 apesar de demonstrar em números que está sob controle, deverá permanecer entre as pessoas por muitos anos”, segundo a própria ciência e a medicina, discorreu o secretário.

Gonçalo Barros sinalizou que naturalmente, Várzea Grande deve avançar no relaxamento das regras impostas pela pandemia, mas que os ótimos números de vacinados, de queda nos óbitos e de controle não podem ser motivo para se evitar o distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel entre outros meios de biossegurança. 

“Não deixamos de perceber que estes meios de biossegurança evitaram outras doenças como as Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG, então vamos nos manter alertas, contando com a participação e cuidado de todos para que a COVID ou qualquer outra doença seja enfrentada e debelada pela Saúde Pública para aqueles que dependem do SUS ou mesmo para aqueles que podem custear tratamentos particulares, mas que precisaram entrar fila da Saúde Pública para receberem a vacina contra a COVID que é um direito de todos e um deve do governo que Várzea Grande faz questão de cumprir”, disse o secretário.

Kalil Baracat sinalizou ainda que Várzea Grande avançou e muito, graças as parcerias formalizadas com os Governos Federal, de Mato Grosso, com a Assembleia Legislativa, com a Câmara Municipal e com parceiros da iniciativa privada. “Encontramos solidariedade não comigo prefeito ou com a administração municipal, mas com a população, com as pessoas que passaram e estão passando por temores de enfrentar uma pandemia desconhecida do mundo, por isso o obrigado da gestão municipal para todo apoio e esforço em busca de uma Várzea Grande melhor e com saúde”, disse Kalil Baracat.

Ler 21 vezes