Sexta, 08 Outubro 2021 18:11

“A nova sede do Hospital de Olhos do Lions representa a concretização de um trabalho de 20 anos”

“A nova sede do Hospital de Olhos do Lions representa a concretização de um trabalho de 20 anos” Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Sábado, 9 de outubro, às 10 horas, será inaugurada a nova sede do Instituto Lions da Visão - em Cuiabá. O Hospital da Visão é uma instituição de saúde, idealizada pelo Lions Club e voltada para consultas e cirurgias oftalmológicas para pessoas que não têm condições de buscar atendimento particular. O procurador aposentado Paulo de Brito Candido, ex-governador do Lions Club no ano de 2016/2017, assessor do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB e que atualmente é advogado na capital e em Várzea Grande fala nesta entrevista sobre a relevância desta conquista para Mato grosso. Confira, a seguir.

Blog da Condessa - O Instituto Lions da Visão inaugura nova sede em Cuiabá. O que essa conquista representa para a capital, bem como Mato Grosso?

Paulo de Brito Candido - A nova sede do Hospital de Olhos do Lions, em Cuiabá representa a concretização de um trabalho de 20 anos dos Leões de Mato Grosso nessa área de tratamento da visão, que é uma atividade mundial de Lions Internacional. Cuiabá e Mato Grosso passarão a contar com um dos maiores hospitais de tratamento especializado do Centro- Oeste, voltado ao atendimento do carente e necessitado.

Blog da Condessa – Qual a sua participação no contexto desse avanço?

Paulo de Brito Candido - Eu estou contribuindo com essa grande obra desde sua fundação, que aconteceu na virada do milênio. Ou seja, no ano 2000. Fui diretor financeiro por cinco anos e depois continuei contribuindo, como faço até hoje. Em 2016 tive a oportunidade de exercer a governadoria do Distrito LB-4, que abrange todo o Estado de Mato Grosso e consegui motivar ainda mais os companheiros dos clubes e as autoridades públicas a ajudarem na conclusão dessa grande obra.

Blog da Condessa - O Hospital da Visão é uma instituição de saúde, idealizada pelo Lions Club e voltada para consultas e cirurgias oftalmológicas para pessoas que não têm condições de buscar atendimento particular?

 Paulo de Brito Candido - Exatamente. O Instituto Lions da Visão é uma entidade que já existe desde sua fundação, no ano 2000 e já vem prestando relevantes serviços nessa área oftalmológica desde então. Atualmente ele atende no seu antigo endereço, situado no Bairro Baú, nesta capital e, a partir de sábado (9/10), com a inauguração da nova sede, passará a atender lá nos altos da Avenida do CPA, bem ao lado do Hospital de Câncer, exclusivamente para  pessoas hipossufientes.

Blog da Condessa - A estrutura de uma nova sede simboliza muito mais do que, apenas, cuidar da visão das pessoas?

Paulo de Brito Candido - Sim. A nova sede do Hospital do Lions significa a consolidação de um belo trabalho dos Leões de Mato Grosso nessa missão altruísta de tratar ou devolver a visão a milhares de pessoas carentes que buscam atendimento lá. É uma demonstração de que o voluntariado do Lions está sendo útil à sua comunidade. A força e união dos companheiros Leões de Mato Grosso estão fazendo acontecer na área da visão de todo o Estado. Por sinal, em Sinop foi inaugurado recentemente também um outro hospital da visão, para atender o Nortão de nosso estado.

Blog da Condessa m- A nova sede abrange atendimento para todo estado? O que irá oferecer?

 Paulo de Brito Candido-  Em relação ao atendimento do novo hospital, ele será direcionado mais a grande Cuiabá e a região Sul do Estado, uma vez que o Nortão já conta com o Hospital Helen Keller em pleno funcionamento na cidade de Sinop. Além dos atendimentos mais simples, como catarata e ptirigio, na nova sede será possível realizar outros procedimentos como: glaucoma, vitrectomia e até mesmo transplante de córnea.

Blog da Condessa - A nova sede do hospital oftalmológico Instituto Lions da Visão será referência?

 Paulo de Brito Candido -  Sim. A nova sede, além de vir a se tornar referência no tratamento da visão poderá, também, se tornar um centro de estudo e pesquisa. Temos um projeto, para o futuro, de nosso novo hospital se transformar em Centro de Especialização em oftalmologia, evitando que os futuros médicos tenham que fazer residência médica nessa área em São Paulo ou outro grande centro.

Blog da Condessa – Comente, por favor, sobre a capacidade de atendimentos.

Paulo de Brito Candido - O novo hospital terá capacidade para atender centenas de pacientes, diariamente, o que irá ocorrer gradativamente, para não tumultuar e provocar filas. O espaço interno é bem amplo e atenderá adequadamente toda a população mais carente de nosso estado, com muito conforto e tranquilidade.

Blog da Condessa – Atende somente pelo Sistema Único de Saúde – SUS?

 Paulo de Brito Candido - Desde sua fundação o Instituto Lions da Visão só atende pacientes do SUS e faz questão de continuar assim por uma filosofia própria de Lions internacional que é servir desinteressadamente. Não se cobra nada no ILV e esperamos continuar não cobrando

 Blog da Condessa - Qual reflexão o senhor sugere diante dessa conquista?

Paulo de Brito Candido - A maior reflexão que nós Leões tiramos dessa grande obra é que, agindo com ética e respeito aos nossos semelhantes é possível realizar serviços que, efetivamente, ajudam o ser humano. É muito emocionante ver um ancião que não mais enxergava, ao tirar o tampão de sua vista, contemplar, pela primeira vez, o rosto de um netinho. O choro de todos é compulsivo. Daí a grande lição de que devemos estender as mãos para ajudar e não para pedir.     

Ler 89 vezes Última modificação em Sábado, 09 Outubro 2021 18:40