Segunda, 29 Novembro 2021 05:00

O ciclo de solidariedade

Bazar Solidário Presencial da Assembleia Social será dia 1º de dezembro.

O tradicional Bazar Solidário da Assembleia Social, depois de várias adaptações em 2020 e 2021, retorna ao formato presencial e já tem data e local: dia 1º de dezembro, a partir das 9 horas, no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (anexo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso), com peças a partir de R$ 2,00. Nesta edição, toda a renda será revertida para as Obras Sociais Mãe Zeferina.

O Bazar da AL Social é um completo ciclo de solidariedade: a sociedade doa peças, a equipe da Assembleia Social higieniza e coloca à venda, a população compra a baixo custo, todo o dinheiro é revertido a uma entidade filantrópica e ainda gera um segundo projeto, o Guarda-Roupa Solidário, que repassa às comunidades em vulnerabilidade roupas, calçados, brinquedos e acessórios fora dos padrões de comercialização.

São vendidos  novos e usados de todos os tamanhos, para adultos e crianças, roupas, calçados, acessórios, brinquedos, artigos de decoração e utilidades do lar.

“Nosso bazar é um de nossos maiores projetos, pois convida a todos a renovar a energia de casa, desapegar, desenvolver o consumo consciente e a consciência ambiental, além de exercer a solidariedade, é claro. E, nesta edição, o recurso arrecadado vai chegar às Obras Mãe Zeferina, que desenvolvem um importante trabalho com as famílias e as crianças do Parque Geórgia e região”, contextualizou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

O formato presencial compõe um planejamento de retorno gradual das atividades e, para resguardar os compradores, haverá controle de número de pessoas presentes ao mesmo tempo. “Em razão da cobertura vacinal, estamos retornando com nossas atividades aos poucos, sempre preocupados com a segurança dos envolvidos. Por isso, haverá pontos com álcool em gel e o uso da máscara seguirá obrigatório”, explica Daniella Paula.

Mais informações, pelos telefones (65) 3313-6994 (Assembleia Social) ou 9 9219-0286.

Doe!

 Para aumentar o número de peças disponíveis para venda, ampliar a variedade de produtos, a Assembleia Social segue arrecadando doações. Os interessados podem chamar no (65) 9 9219-0286 para agendar retirada (em grande quantidade) ou procurar a Assembleia Social (sala 113 da ALMT), em horário comercial, para doar.

São aceitas roupas, calçados, acessórios (adultos e infantis), brinquedos, decoração e utilidades domésticas, novos ou usados, sempre em boas condições.

Entidade contemplada

As Obras Sociais Mãe Zeferina atendem no bairro Parque Geórgia, região periférica de Cuiabá, com acolhimento de 60 famílias, repassando alimentos e outras doações, além de manter o Educandário Mãe Zeferina, com cerca de 100 crianças matriculadas, do Jardim I até o 5º ano do Ensino Fundamental.

A instituição é uma entidade civil e sem fins lucrativos. Foi fundada em agosto de 2007, com o objetivo de prestar assistência social gratuita a crianças, jovens e adultos, sem distinção de cor, raça, credo político ou religioso.

 SERVIÇO

Bazar da Assembleia Social

Instituição beneficiada: Obras Sociais Mãe Zeferina

Roupas, calçados e acessórios, adulto e infantil, brinquedos, artigos de decoração e utilidades do lar, novos e usados

Data: 1º de dezembro, a partir das 9h

Local: Foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Teatro da Assembleia)

Doações: entregar na Assembleia Social (sala 113 da ALMT) ou agendar retirada pelo telefone (65) 9 9219-0286

Informações: (65) 3313-6994.

Assembleia Social

Telefone:  (65) 3313-6994

Exposição que reúne obras de 11 artistas será aberta neste sábado (27) no Museu de Arte Sacra de MT  e segue até 30 de janeiro de 2022

Exposição de retábulos no Museu de Arte Sacra - O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso exibirá de 27 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, a exposição “Presépios”. A abertura da mostra será neste sábado (27.11), às 10h. O público pode visitar a exposição de quarta-feira a domingo, das 09h às 17h.

A exposição é composta por 13 representações do nascimento de Jesus Cristo, e pretende resgatar o significado do Natal para os cristãos. As obras são dos artistas Alair Fogaça, Deotildes Rosa, Domiciano Marques, Irani Laccal, Ligia Maciel, Maria Oliveira, Marlete Baldini, Nice Aretê, Ferraz Ronei, Rosylene Pinto e Valéria Dos Santos.

A mostra conta também com um presépio pertencente ao Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho. O presépio ficará exposto no Átrio do prédio Nossa Senhora da Conceição. 

O equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), mantém a adoção de medidas de biossegurança e prevenção à covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

Serviço

Exposição “Presépios”

Abertura: 27 de novembro (sábado), às 10h

Visitação: de 27 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022 (quarta-feira a domingo)

Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, localizado na Praça do Seminário, rua Clóvis Hugney, nº 239, 2º andar, Bairro Dom Aquino, Prédio Seminário Nossa Senhora da Conceição - Cuiabá – MT

Informações: (65) 3056-1373 / (65) 99965-0319

Site: www.museudeartesacra.org.br

 

Sexta, 26 Novembro 2021 05:00

‘Uma viagem pela história do planeta’

Livro conta a história geológica de Chapada dos Guimarães.

Os registros da vida no município de Chapada dos Guimarães (67 km distante de Cuiabá), que permaneceram preservados nas rochas por milhões de anos, são retratados no livro Geoparque Chapada dos Guimarães - uma viagem pela história do planeta, que será lançado na próxima terça-feira (30.11), às 16h, no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 O livro divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) é apoiadora do projeto Geoparque Chapada dos Guimarães, que possibilitou as pesquisas que culminaram na publicação, que conta a história geológica do Parque Nacional a partir da exploração de registros paleontológicos do período Paleozoico e Mesozoico.

 A publicação está dividida em 10 capítulos que contam os processos geológicos que formaram as rochas que são vistas nas belas paisagens, compondo os paredões e cachoeiras da região. As rochas marcam períodos em que a região já foi mar, deserto, teve vulcões e foi habitada por grandes dinossauros.

 O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães, surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo e ações pedagógicas.

 A publicação do conteúdo foi viabilizada por meio do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).

 Os interessados em participar do lançamento do livro, poderão acompanhar de forma presencial ou pelo YouTube da FEBRAGEO.  

Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães
Para divulgar a riqueza histórica e ambiental do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, e o potencial turístico da localidade, o "III Workshop do Geoparque Chapada dos Guimarães” trará especialistas para palestrar nos dias 29 e 30 de novembro de 2021, na Assembleia Legislativa de Cuiabá.

 Entre os temas abordados nos cursos, minicursos e palestras, estão turismo e natureza, dinossauros no Brasil, geodiversidade e geoturismo no Centro-Oeste e no Parque de Chapada dos Guimarães. Os painéis mostram o potencial da localidade de se tornar um Geoparque Global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de importância internacional.

 Confira a programação completa no site do evento https://www.even3.com.br/geoparquechapada2021/

 O evento é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), e conta com o patrocínio master do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).

 *com informações da assessoria

O GAAT-VG será coordenado voluntariamente pela primeira-dama de do município e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat. Na ocasião, o lançamento oficial de sua primeira ação: o Bazar do Bem.

Um encontro marcou a união de mulheres que são referência em Várzea Grande em prol do Lar dos Idosos ‘São Vicente de Paulo’, instituição administrada pelos Vicentinos. Um chá reuniu empresárias, advogadas, médicas, políticas e chefes de família. Na pauta, o lançamento oficial do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, o GAAT, que será coordenado voluntariamente pela primeira-dama de Várzea Grande e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, e, o lançamento oficial de sua primeira ação: o Bazar do Bem, marcado para ocorrer dias 01 e 02 de dezembro, no antigo Buffet Cravo e Canela. 

“Uma ponte entre corações generosos e entidades que precisam de apoio”, definiu a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, sobre o objetivo do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, o GAAT.

“Logo que eu comecei a me inteirar do social da cidade eu percebi que existem inúmeros projetos já em andamento, eficientes e que atendem as realidades locais de cada bairro e não precisávamos trazer novos projetos e sim apoiar e dar suporte aos que já existem. O GAAT vai funcionar com trabalho voluntário, inclusive o meu. Vamos em busca de parceiros para doações e em busca de associações, coletivos e entidades do terceiro setor que já existam aqui em Várzea Grande e precisem de apoio”, detalhou Kika Baracat.

Sobre a realização do Bazar do Bem – cuja renda será destinada para o Lar dos Idosos ‘São Vicente de Paulo’, onde residem 64 pessoas entre homens e mulheres e conta com 44 funcionários, a primeira-dama pontuou que a sociedade abraçou a causa. “Estou muito feliz porque a receptividade dos munícipes foi imensa, me surpreendi com o número de doações. Já na primeira semana nós tínhamos mais de mil peças doadas. A ideia foi muito bem acolhida, e fico feliz porque o abrigo de idosos ‘São Vicente de Paulo’ trata muito bem esses idosos e eles merecem que a sociedade os acolha, e graças a Deus e a sociedade várzea-grandense, essas mulheres maravilhosas que estão aqui hoje abraçaram o lar”. 

Vale destacar que o Chá de apresentação do Bazar do Bem e dos projetos sociais apoiados pelo GAAT-VG, foi uma promoção do jornalista Fernando Baracat e da mãe do prefeito Kalil Baracat, Cleonice Damiana de Campos Sarat. 

“Esse chá foi um presente da minha sogra e do Fernando Baracat que é tio do meu esposo, para apresentar o GAAT -VG à sociedade várzea-grandense, conhecer parceiros e também conseguir arregimentar voluntários. Nós temos muitos planos e tenho muita fé de que vai correr tudo bem”, acrescentou a primeira-dama.

Cleonice Damiana de Campos Sarat, mãe do prefeito Kalil Baracat, usou a palavra gratidão para definir o apoio e a ajuda que as mulheres, servidores públicos e empresas várzea-grandenses estão dispensando para o Bazar do Bem. “Essa ação em prol do Lar dos Idosos é uma ação necessária, é humanitária. Kika tem carisma, competência, e, quando ela pega algo para fazer, abraça com garra e determinação. Só temos a agradecer a todos que estão nos ajudando e apoiando. Gratidão a todos”. 

“Realizamos esse chá para aglutinar colaboradores, chamar a sociedade várzea-grandense produtiva, a classe empresarial feminina, para se engajar nesse movimento que a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat está empreendendo a partir desta gestão. Ela tem essa necessidade de estar junto com as pessoas, conhecer cada um, porque é isso que forma uma corrente de solidariedade com toda a sociedade e toda a cidade. Kika chegou no momento certo, na hora certa, e com um apelo muito forte que é cuidar do próximo e ela tem essa competência que não é só da mulher profissional, da promotora de justiça, mas também como mãe, mulher, amiga, filha e companheira”, declarou o jornalista Fernando Baracat.

Mais de três mil peças de roupas, acessórios e artigos para decoração, novos e usados, já foram recebidos e estão sendo preparados para a realização do Bazar do Bem nos dias 01 e 02 no Buffet Cravo e Canela, em Várzea Grande.

As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social e na sede da Prefeitura Municipal. Ou basta ligar para o número (65) 9991.3501 e agendar a coleta de peças para doação.

ABRAÇARAM A CAUSA 

A proprietária da Patchwork Boutique, empresária Rosane Pinheiro Ito, atuante há 27 anos em Várzea Grande, abraçou a causa e doou peças novas para a ação. “Essa é uma integração da sociedade para pessoas que não precisam somente de bens materiais, mas principalmente, atenção e carinho. Na verdade, ao fazer essas doações estamos doando afeto a esses idosos. Vale a pena participar”, declarou. 

As vereadoras por Várzea Grande Rosy Prado e professora Eucáris Arruda, também vestiram a camisa do Bazar do Bem. “Uma ação que visa o social e quem ganha é o munícipe. Essa preocupação social é fundamental para melhorarmos a vida das pessoas, principalmente com esses dois últimos anos a população sofreu muito com a pandemia. O prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, estão de parabéns”, disse Rosy Prado. 

“Ficamos felizes quando temos ações como esta que tem o social como objetivo. Nós que pensamos em políticas públicas para quem mais precisa temos que ajudar a primeira-dama. Estamos aqui para apoiá-la e ajudá-la a colocar em prática, buscar parcerias e solidarizar com os projetos sociais”, vereadora Eucáris Arruda.

“Fazer o social por Várzea Grande da forma com que a Kika está colocando, aproximando toda a sociedade de instituições que já existem, já desenvolvem um belo trabalho e que precisam de apoio, a exemplo do Lar dos Idosos é ideal. Ela está promovendo a união de mulheres fortes em prol da sociedade. Atender o social e ter essa sonoridade entre mulheres apoiando é excepcional”, pontuou Flavia Moretti, presidente da OAB subseção de Várzea Grande.

Teté Bezerra, política e presidente da Fundação Ulisses Guimarães pontuou que já teve a oportunidade de ser esposa de governador, de prefeito e sabe o que significa esse trabalho de doação e entrega que a primeria-dama Kika Dorilêo Baracat está desenvolvendo com a sua cidade, com o seu povo.

“A Kika tem todas as qualidades de uma mulher sensível, que tem essa vocação de atender aqueles que efetivamente precisam de ajuda. Esse é o papel do poder público, é fazer com que as políticas públicas do município possam ir ao encontro das grandes desigualdades sociais que existem. Ainda estamos passando por momentos difíceis como a fome, o desemprego, e, principalmente para as mulheres chefes de família e os idosos que precisam do poder público, esse olhar diferenciado”. 

Cassira Vuolo, secretária de assuntos institucionais do Tribunal de Contas do Estado lembrou que é importante a sociedade aprender que o coletivo sobrepõe sempre o individual. “Parabenizo a primeira-dama e todos que estão envolvidos nesse Bazar do Bem que busca trazer melhorias para os idosos, que são aquelas pessoas que já ajudaram a construir a história de Várzea Grande, já deram a sua contribuição e merecem ter no final de seus dias um acolhimento e uma qualidade de vida tão digna quanto eles deram para nós sustentando a nossa sociedade e prestando serviços para a nossa Várzea Grande”. 

A médica e empresária Natasha Slhessarenko destacou que iniciativas como a da primeira–dama Kika Dorilêo Baracat, mostram que ainda vale a pena insistir em fazer o bem ao próximo. “Ela nos mostra que é possível fazer um país mais justo, que após dois anos de pandemia com tanto desemprego, a gente pode colaborar com o próximo”.

“Digna de nossos aplausos. Eu enquanto várzea-grandense fico extremamente feliz em saber que a nossa primeira-dama quer investir em ações que vão valorizar e ajudar projetos que já existem no município. O dinheiro que será arrecadado com o Bazar do Bem será muito bem-vindo para as ações que já existem no município”, declarou a defensora pública Tânia Matos.

A chefe de cozinha Jucilene do Nascimento e a empresária de Buffet Ariete Pacheco, também abraçaram a causa dispondo do seu talento e profissão. “Muito bom saber que pudemos contribuir com nosso trabalho, trazendo a gastronomia para esse evento que vai beneficiar muitos que precisam. Fica aí a dica, às vezes não podemos doar, mas podemos nos doar pelo social”, declarou Ariete Pacheco.

 

Quinta, 25 Novembro 2021 05:00

“Leilão Pela Vida”

Evento tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção dos projetos do Hospital de Câncer de Mato Grosso que atende milhares de pessoas que precisam de tratamento contra as mais variadas formas de câncer.

 A Estância Bahia Leilões informa que será realizada no dia 18 de dezembro, a 13ª edição do “Leilão Pela Vida”. O evento tem caráter beneficente e todas as doações são transformadas em lotes e o valor arrecadado destinado integralmente ao Hospital de Câncer de Mato Grosso. 

O Diretor Presidente do HCanMT, Laudemi Moreira Nogueira, afirma que toda ajuda é muito importante para o Hospital, que em 2021, mesmo em meio às dificuldades, realizou mais de 120 mil atendimentos. “Quero convidar toda a comunidade mato-grossense, produtores, empresários, amigos do Hospital que participem conosco do 13º Leilão pela Vida. O recurso é muito importante para a manutenção e custeio do HCanMT, permitindo-nos que a sociedade seja aqui bem acolhida e também bem tratada. Essa é a missão do Hospital, cuidar de gente e salvar vidas”, frisou Nogueira.

“É uma ação espontânea que temos muito orgulho em realizar.  Sabemos que o HCanMT tem uma demanda grande de atendimento e, isso gera complicações   financeiras. Então, com a ajuda de amigos de todas as regiões, reservamos uma data de nossa programação, especialmente para o Leilão pela Vida. Sendo assim, mais uma vez, esperamos conseguir nossos objetivos e colaborar dentro das nossas possibilidades, com a missão de ajudar a salvar vidas”, disse o Diretor da Estância Bahia Leilões - Maurício Tonhá.

Serviço:

13º Leilão Pela Vida/Hospital de Câncer de Mato Grosso

Data: 18 de dezembro (sábado)

Hora: 20h (Brasília)

Informações, doações e lances (65)2121-6700 ou www.estanciabahia.com.br

Transmissão: Canal Terra Viva e Aplicativo EBL/WEB

 

Contribuintes podem pagar seus débitos com até 95% de desconto ou parcelado em até 60 meses. Objetivo é negociar débitos devidos ao fisco vencidos até 2020. Prefeito Kalil Baracat sinalizou que os recursos arrecadados serão destinados na totalidade para atender aos anseios da população por obras e políticas públicas; lembrando que em 2021 estão sendo executadas 115 obras com investimentos de r$ 550 milhões.

Está terminando o Mutirão da Renegociação Fiscal de Várzea Grande. Até o próximo dia 30, contribuintes com dívidas vencidas até 2020, junto ao Fisco Municipal, têm a chance de regularizar débitos e entrar o ano novo sem pendências. Durante essa ação, o inadimplente escolhe a forma e a condição de pagamento que mais se encaixar no seu orçamento. Estão contemplados impostos e taxas diversas como dívida ativa, ISSQN, IPTU e Alvará. 

“Nosso compromisso enquanto prefeito municipal de Várzea Grande é que os valores arrecadados com este Mutirão Fiscal serão destinados para a execução de obras e ações de interesse da cidade e de sua população”, disse o prefeito Kalil Baracat, apontando que hoje estão em execução com recursos municipais, estaduais e federais, mais de 115 obras com investimentos de R$ 550 milhões.

Pela primeira vez na história dos mutirões de Várzea Grande o pagamento parcelado poderá ser feito em até 60 meses, ou seja, pago ao longo de cinco anos e de diversas maneiras como a utilização de Cartão de Crédito entre outros meios existindo até mesmo o atendimento através de celular pelo WhatsApp 65 98459 8124. Na opção à vista, o desconto chega até a 95% sobre juros e multas.

Como destaca a secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos, o Município tem um passivo de R$ 200 milhões e espera, com esse mutirão, arrecadar entre 20% até 50% deste total. “Os mutirões são uma grande oportunidade para regularizar débitos de uma forma que não comprometa a renda doméstica, para não impactar ainda mais o orçamento das famílias. Estamos provando que em Várzea Grande, ano-a-ano, todo valor gerado em forma de impostos e ou taxas é revertido para o bem coletivo e para desenvolvimento da nossa cidade. Um dos exemplos mais recentes vem da confirmação do prefeito Kalil Baracat de que ele fecha o primeiro ano de sua gestão com R$ 100 milhões em recursos próprios investidos em pavimentação asfáltica e outros R$ 100 milhões em obras de abastecimento de água e esgoto, sem contar outras ações de interesse coletivo”. 

Lucineia pontua ainda que quanto menos parcelas forem acordadas, mais descontos o contribuinte obtém na negociação.  “O Mutirão tem um único objetivo, o de negociar débitos e trazer o contribuinte para a posição de adimplente. Várzea Grande nunca ofertou uma condição com essa {parcelamento em 60 meses}. E oportunizamos esse benefício justamente por entender o momento sanitário que vivenciamos desde o início de 2020 com a pandemia da COVID -19 e que traz duros impactos à economia, principalmente sobre o poder de compra das famílias”, completa.

Ainda como forma de facilitar as condições ao contribuinte, a secretária destaca que o pagamento dos débitos, após a negociação, pode ser feito de forma online e até mesmo via cartão de crédito. “O contribuinte nem precisa sair de sua casa, pode solicitar atendimento online, acessar o site da prefeitura para o parcelamento das dívidas (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/parcelamentos) e ainda pagar por meio do crédito de crédito, em até 36 meses (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/parcelamento-cartao-de-credito/) “.

Kalil Baracat sinalizou que a quase totalidade da arrecadação de impostos, taxas e contribuições são revertidos em benefícios para a população e para a Várzea Grande que todos queremos. “De nossa parte, não faltará empenho, dedicação e principalmente transparência para a correta aplicação dos recursos públicos em prol da maioria e podem ter a certeza de que estes bem como outros recursos serão todos destinados para uma Várzea Grande ainda melhor para todos”, disse o prefeito.

CONDIÇÕES

 Conforme a Lei Complementar Nº 4.797/2021, que dispõe sobre a negociação dos débitos tributários no Mutirão da Negociação Fiscal do ano de 2021 - além do desconto de 95% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora - o parcelamento pode ser feito das seguintes formas: Em até seis meses com desconto de 90% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora, de sete a 12 meses, desconto de 80% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora, de 13 a 18 meses com desconto de 70% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora, de 19 a 24 meses com desconto de 65% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora, de 25 a 36 meses: desconto de 60% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora, de 37 a 48 meses, exclusivamente na hipótese do valor total da dívida entre 16. Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande (UPF/VG) e 33.000, com desconto de 55% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora e de 49 a 60 meses, exclusivamente na hipótese do valor total da dívida ser superior a 33.000 UPFs, com desconto de 50% sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora. Cada UPF/VG equivale a R$ 31,58. 

SERVIÇO

Os débitos tributários poderão ser negociados na Secretaria de Gestão Fazendária, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) do Paço Municipal ou no CAC localizado na Administração Regional do Cristo Rei. 

Os débitos, já judicializados, são tratados na Procuradoria Geral do Município, que está localizada também no Paço Municipal. O atendimento é das 8h às 17h em qualquer um dos endereços citados.

Em caso de dúvidas e esclarecimentos acerca da negociação e ou dos pagamentos, os contribuintes podem ainda acionar os fiscais por meio de um número de WhatsApp: (65) 9 8459-8124, também em horário comercial. 

Para atendimento no CAC ou na Procuradoria é necessário estar com documentos pessoais, documentos dos imóveis e conta de água ou luz.

A prefeitura mantém em vigor todos os protocolos de biossegurança nos locais, como distanciamento social e higienização, em decorrência do período pandêmico. 

Outras informações pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br.

 

Rotary Club apresenta ao prefeito em exercício projeto para instalação de academias comunitárias na capital.

Membros do Rotary Club apresentaram ao prefeito em exercício José Roberto Stopa um projeto para instalação de três academias comunitárias em diferentes pontos de Cuiabá, ainda neste ano. O planejamento foi passado no último dia 22, durante visita de cortesia feita pelos representantes da instituição ao gestor cuiabano. O encontro também contou com a presença do vereador Dr. Luiz Fernando e do suplente Alex Rodrigues.

De acordo com o governador do Rotary Club – Distrito 4440, Zozoel de Paula, a implantação dos equipamentos voltados para a prática de atividades físicas ao ar livre está prevista para os bairros CPA III (Lagoa Encantada), Lixeira (Praça das Lavadeiras) e Tijucal (Setor II). Ele explicou que o trabalho faz parte de um projeto executado no âmbito estadual, chegando a cerca de 100 academias instaladas em municípios onde existem os clubes rotarianos.

“É um motivo de muito orgulho poder ser recebido pelo prefeito em exercício. O Rotary está sempre à disposição para, junto com o Poder Público, prestar serviços à população. Somos um braço que pode ajudar o Município a avançar na área social. Estamos em 76 municípios de Mato Grosso fazendo o aquilo que mais gostamos, que é servir nossas comunidades”, relatou o governador distrital.   

O prefeito em exercício José Roberto Stopa destacou que a Prefeitura de Cuiabá tem se habituado a firmar parcerias sérias, pelas quais, principalmente, a população mais necessidade é que são beneficiadas. Nesse sentido, enfatizou que o Município está á disposição da instituição filantrópica e sempre dará todo apoio necessário para que as ações desenvolvidas por ela tenham êxito.

“Essa mais uma parceria em que todos saem ganhando. Conheço muitas pessoas que fazem parte do Rotary Club e sei do compromisso de da seriedade dessa entidade com a causa daqueles que mais precisam. Hoje mesmo nesta sala, podemos observar a quantidade de gente do bem, que ama e acredita no seu próximo. Tenham a certeza que sempre podem contar com nosso apoio para essa e qualquer outra parceria”, disse Stopa.

O presidente do Rotary Club Cuiabá, Nilton Lourenço, contou que a instituição está há 80 anos na Capital, sendo a primeira a ser instalada em Mato Grosso. “Desde 1941, estamos realizando trabalhos na área social, como voluntários e fazendo a transformação em diversos segmentos. Muitas vezes estendendo essas ações para municípios vizinhos como Santo Antônio, Chapada dos Guimarães, onde também temos projetos”, pontuou Lourenço. 

 

Rede de supermercados premiará clientes com 10 veículos HB20  em sua promoção de Natal.

 Os clientes da rede de supermercados Comper tem essa possiblidade, pois a cada R$100,00 em compras podem participar do sorteio de 10 veículos HB20 zero quilômetro. A promoção ‘Natal Comper’ vai até o dia 24 de dezembro e é válida para as compras efetuadas nas lojas físicas e no e-commerce da rede (www.comper.com.br).

 Na prática, a cada R$100,00 reais em compras, o cliente recebe um número da sorte. Caso compre produtos de marcas participantes da promoção, recebe mais um número da sorte. E, ainda, se optar por realizar o pagamento com Vuon Card, o cliente recebe um número da sorte extra. O código promocional (pin code) impresso no cupom fiscal deve ser cadastrado no site www.natalcomper.com.br.

 O sorteio dos 10 veículos HB20 será realizado no dia 08 de janeiro de 2022, pela Loteria Federal, e a divulgação será feita por meio dos canais oficiais do Comper: Youtube, Facebook e Instagram. Os nomes dos contemplados serão divulgados no site da promoção, no prazo de até 10 dias úteis após o sorteio.

 A promoção prevê sorteios de sete veículos para os clientes das lojas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal/Santa Catarina e outros três para os clientes que tiverem efetuado suas compras com Vuon Card, independente da loja. 

 De acordo com a gerente regional de Operações do Comper em Mato Grosso, Izilda Maria da Silva, “essa promoção visa agradecer aos nossos clientes por estarem juntos conosco, confiando na rede Comper, principalmente neste ano desafiador para todos por causa da pandemia do Coronavírus”, enfatizou.  

 

Para conferir as marcas participantes da promoção ou saber mais detalhes sobre a Campanha Natal Comper, acesse www.natalcomper.com.br.

 

Segunda, 22 Novembro 2021 19:15

“Hack the City Bom Clima”

Praça vira ponto de encontro para momentos de lazer, saúde e até negócios. Espaço atrai moradores para momentos de distração, práticas de exercícios e feira gastronômica.

Moradores da região do bairro Bom Clima contam com um novo espaço para realização de diferentes atividades. A Praça Vanguard, situada na avenida Minuano, possibilita momentos de lazer, prática de exercícios físicos e a realização de eventos. Desde 4 de novembro, por exemplo, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, promove no local a “Praça Gastronômica”. Ocorre todas as quintas-feiras, das 18h às 22h. E a comunidade pode participar de outras atividades como aulas de funcional e calistenia, que ocorrem semanalmente.

Idealizada pelo projeto de maratona criativa “Hack the City Bom Clima” e executada pela Vanguard em parceria com a prefeitura, com o objetivo de proporcionar um ambiente de convívio aos moradores da região. A praça foi construída em um terreno destinado ao equipamento público que existe desde 1979, mas que estava inativo até então.

O morador do bairro Fernando Martino confirma que esse propósito foi cumprido. Ele sempre leva sua filha de três anos para andar de skate no local e comenta que a praça trouxe muitos benefícios à comunidade. “(A praça) melhorou muito a segurança no Bom Clima. E passou a ser um espaço de lazer para quem mora na redondeza, que antes tinha somente a opção de ir para o Parque das Águas, que é mais distante. Nós vamos quase todos os dias à praça, principalmente depois da instalação dos brinquedos”.

Para atender ainda mais a região, a prefeitura de Cuiabá, em colaboração com a Associação de Moradores local, realiza todas as quintas-feiras, a partir das 18h, a “Praça Gastronômica”. Segundo o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Francisco Antônio Vuolo, a feira gastronômica, assim como o projeto Festa na Praça, tem como objetivo valorizar os trabalhos regionais, além de fomentar a economia local, gerando emprego e renda.            
“A prefeitura de Cuiabá tem investido na revitalização e requalificação de todas as praças públicas da Capital. Abrigar mais um local que possibilita entretenimento às famílias é muito bom, ainda mais se tratando de uma empresa de renome como a Vanguard. Parceiros como este contribuem e muito para o desenvolvimento de Cuiabá”, pontua Vuolo.

O gerente regional da construtora, Márcio Ferreira, acrescenta que o espaço é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois oferece a práticas de esporte e atividades físicas, além da valorização do bairro. “Quando a Vanguard instala um empreendimento em um local é porque entendemos que a região tem potencial grande de valorização. Por isso, sempre prezamos em levar valor, não só somente para quem vai morar no condomínio, mas para os moradores do entorno”.

Assim, para promover a saúde e bem-estar, a construtora firmou uma parceria com a empresa Top Trainning Cuiabá, e oferece aulas gratuitas e coletivas de treinamento funcional e mat pilates na praça para a comunidade, de segunda a sexta-feira, às 17h30. O proprietário do estabelecimento, Wilker Moraes, comenta sobre a importância de proporcionar essas atividades.

“As aulas coletivas e ao livre, com orientação profissional, são tendências mundiais e funcionam como forma de motivar pessoas a iniciarem a prática de exercícios, gerando socialização e qualidade de vida. A praça é uma ótima opção porque possui estrutura adequada e atende a população”, pontuou Wilker.

Quando o atleta e professor de calistenia Geovani Brandão, conhecido como Goku, descobriu que a praça teria equipamentos de qualidade voltados para a modalidade viu uma oportunidade para treinar e ensinar seus alunos e não pensou duas vezes. “Com os equipamentos e espaços disponíveis, a praça proporciona um ambiente excelente para qualquer tipo de treinamento ao ar livre como a calistenia, caminhadas, treinos funcionais, treino de lutas e etc. Esse espaço é essencial para a comunidade, pois incentiva as pessoas a se exercitarem. Também tem uma grande importância social, pois traz saúde ao psicossocial do indivíduo através dos momentos de lazer”, comenta Geovani. As aulas de calistenia acontecem segunda, terça e quarta-feira, às 10h30, em turmas de 10 pessoas.

Além do projeto da Praça Vanguard, a construtora, em parceria com a prefeitura, também foi responsável pela instalação dos equipamentos de calistenia, do playground, iluminação, lixeiras e pelo plantio de árvores.      

 

Várzea Grande fecha o ano de 2021 com 150 km de asfalto novo e recapeamento. Kalil Baracat lembrou da importância para a valorização da cidade e dos seus imóveis os investimentos em asfalto e garantiu que essas obras vêm acompanhadas por redes de distribuição de água.

Várzea Grande vai fechar este ano de 2021 com obras de pavimentação asfáltica de novas ruas e avenidas e recapeamento no total de 150 quilômetros, sendo 75 km de novo asfalto e 75 km de recape em ruas e avenidas com asfalto desgastado pelo uso e pelo tempo, obras essas realizadas com recursos próprios e por estar as finanças públicas municipais equilibradas entre receitas e despesas, visando atender as demandas da cidade e de sua população.

“Investimos R$ 100 milhões em recursos próprios nestas obras que valorizam a cidade e os imóveis dos moradores, sem contar que o pavimento asfáltico representa qualidade de vida”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que em 2022 vai manter o ritmo na execução de obras como essa que são importantes e fundamentais em uma cidade que cresce uma média entre 5% e 7% ao ano.

O prefeito lembrou que a saúde financeira de Várzea Grande e a transparência nos gastos públicos tem permitido a Administração Municipal acionar empréstimos de instituições financeiras oficiais como os R$ 90 milhões recentemente contratados e que começaram a ser executados em obras em 2022.

“Decidimos do total de R$ 90 milhões emprestados junto a Caixa Econômica Federal, destinar R$ 70 milhões para obras de pavimentação asfáltica e R$ 20 milhões para obras que neste ano de 2021 estão recebendo R$ 100 milhões em obras de abastecimento de água e de esgoto, fora os recursos próprios que vem da arrecadação de impostos pagos pelos cidadãos de Várzea Grande e que devem retornar em benefício para todos”, disse Kalil Baracat.

Ele lembrou do apoio de senadores e deputados federais da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional e por parte dos deputados estaduais e do Governo do Estado que tem sinalizado positivamente na ajuda a Várzea Grande.

“Não tem faltado apoio dos representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa e também no Governo do Estado nos anseios de Várzea Grande, mas não deixo também de lembrar que temos em todos os investimentos realizados, aportando recursos próprios de Várzea Grande, pois, entendo que o pagamento de impostos, taxas e serviços devem ser revertidos em benefícios para o município e para sua gente”, explicou Kalil Baracat.

Sem deixar de citar a questão da água, que ele considera o principal desafio de sua gestão, Kalil Baracat apontou que todas as ações e medidas adotadas por sua gestão leva em consideração essa pendência, por essa razão, as obras de pavimentação de novas ruas e avenidas e até mesmo de recapeamento asfáltico, priorizam as obras de novas redes de distribuição de água que serão fundamentais quando as novas Estações de Tratamento e Abastecimento – ETAs de água estarão prontas e captando, tratando e distribuindo água para toda a população de Várzea Grande.

“As obras de novas ruas e avenidas pavimentadas vem com galerias pluviais para escoamento das águas das chuvas, meio-fio e sarjeta, além das redes de distribuição de água que atenderão as demandas de nossa população”, sinalizou Kalil Baracat.

 

 

 

Segunda, 22 Novembro 2021 05:00

“A soja mudou a sua vida?”

Curta metragem "Escutando e Vendo" será exibido em Cuiabá.

O curta metragem “Escutando e Vendo”, selecionado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), estreia no dia 25 de novembro, às 19h. A exibição será na sala de cinema do Sesc Arsenal, em Cuiabá. Logo após haverá um bate papo com a diretora Danielle Bertolini. A produção foi realizada em Nova Xavantina (a 660 km de Cuiabá) e partiu do questionamento “a soja mudou a sua vida?”.

O projeto foi realizado durante o início da pandemia de covid-19, e é resultado de um processo colaborativo. A equipe do filme entrevistou moradores do município. O resultado é um filme no qual é possível ver a generosidade e vitalidade de pessoas que compartilharam um relato de suas vidas sob o prisma da soja, trazendo um recorte plural sobre os efeitos da produção de soja em Mato Grosso.

“Ouvir, escutar histórias e ver o mundo através das telas é a essência de realizar um documentário, de fazer cinema, e foi o resultado que alcançamos e está presente no título ‘Escutando e Vendo’”, diz Danielle Bertolini.

O filme conta com a produtora paulista MiluSPanda, de Milena de Moura. O projeto teve também a contribuição da pesquisadora Rosely Sanches, do fotógrafo Marcelo Okimoto, da montadora Clara Lazarim, e trilha sonora de Danilo Bareiro.

Para a cineasta Milena Moura "fazer o filme foi como abrir uma pequena janela, um rastro de sol durante a pandemia, uma voz de diálogo com pessoas que vivem em uma realidade que antes eu desconhecia. Fizemos o filme possível durante um ano que foi bastante duro com todos nós e em torno dele nos unimos para celebrar o cinema, a vida e a experiência de pessoas comuns".

Serviço

Estreia do curta metragem “Escutando e Vendo”

Quando: 25 de novembro (quinta-feira), às 19h

Local: sala de cinema do Sesc Arsenal, localizado na rua Treze de Junho, s/n – Centro Sul – Cuiabá-MT

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Sexta, 19 Novembro 2021 17:03

VG completa 15 dias sem mortes por Covid-19

No entanto, prega cautela na flexibilização de regras. Secretário de Saúde , Gonçalo Barros, disse que ordem do prefeito Kalil Baracat é acelerar vacinação que comprovadamente impede o contágio e o aumento nas mortes. Fim das máscaras está condicionado à vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

Várzea Grande completou nesta sexta-feira, 19, 15 dias sem nenhuma vítima fatal de Covid- 19 e já está aplicando a dose de reforço para aquelas pessoas que se enquadrem nas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Imunização – PNI, que é de intervalo de cinco meses ou 150 dias após a segunda dose.

“A ordem do prefeito Kalil Baracat é de imunizar a todas as pessoas. Sendo assim, estamos apelando para que todos procurem a imunização, pois está comprovado que as vacinas são eficientes. Nosso maior prêmio é salvar vidas, pois todos os esforços da gestão estão voltados para preservar as pessoas, afastar as mesmas de qualquer risco e permitir que dentro deste novo normal a vida seja retomada, mas com critérios, com dados científicos e médicos, qualquer outro dado é mera especulação”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, comemorando os resultados obtidos até o momento e que foram dedicados a todos os servidores municipais, principalmente os da área de saúde que se desdobraram para que estes resultados fossem atingidos.

Gonçalo Barros lembrou ainda que Várzea Grande, por ordem do prefeito Kalil Baracat, já formalizou pedido para vacinar crianças de 5 anos para cima defendendo a ótica de que em uma pandemia todos devem ser imunizados independente da idade, só resguardando aquelas pessoas consideradas imunocomprometidas que dependem de avaliação médica.

O titular da pasta de Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso, frisou que o planejamento estratégico montado pela Prefeitura de Várzea Grande tem apresentado resultados mais do que satisfatórios, e que vai continuar perseguindo objetivos de salvar vidas e imunizar pessoas, além de ajudar parceiros como o Governo do Estado de Mato Grosso, que solicitou à Várzea Grande para que aplicasse doses da PFizer que sobraram de outras cidades para não houvesse risco de perdas diante do vencimento do prazo de validade das mesmas.

Ele disse também que, os números atuais na Europa e Estados Unidos preocupam e muito, pois no final de 2019 e 2020 a Covid- 19 estava muito distante do Brasil e estava em alta no hemisfério norte e depois este quadro se inverteu. “Seguindo a lógica da Covid- 19, já que a mesma sofre mutações, é de que podemos sofrer uma nova onda, diferente da primeira quando não existia a imunização e também da segunda, quando os efeitos da imunização puderam ser sentidas por pessoas contaminadas, mas com efeitos menos significativos e menos letais”, ressalta ele apostando no efeito da vacinação para se debelar uma nova onda da COVID, “pois os casos mais severos presenciados nos últimos meses foram em cima de pacientes sem a imunização necessária ou com outros quadros clínicos além da Covid- 19.

Gonçalo Barros observa que Várzea Grande vai manter o ritmo acelerado da vacinação e anunciou para sábado, 20 de novembro, dois polos de vacinação, no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (FIOTÃO) em ponto fixo das 8 às 16 horas e no Parque Berneck no mesmo horário, mas em sistema Drive Thru, já que no fim de semana não ocorre a abertura das 10 Unidades de Saúde nos bairros que já foram descentralizadas para a vacinação da Covid- 19.   

"A população de Várzea Grande deve ficar atenta ao agendamento, consultar o site da prefeitura (www.varzeagrande.mt.gov.br) na ABA IMUNIZAÇÃO, e verificar sua carteirinha vacinal sobre o prazo. Passados 5 meses já poderá se dirigir aos pontos de vacinação. Seguimos as instruções do Plano Nacional de Imunização PNI, que ampliou a dose de reforço para todos os brasileiros acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose de vacina, seja qual for a vacina, há pelo menos 5 meses. O importante é acompanhar e verificar a data. Mesmo assim, nossas equipes estarão alertando, e confirmando por agendamento, para este prazo”, alertou o secretário.

Exceção: Vacina da Janssen

O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.

“No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única.” Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante após 5 meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”.

Como explica Gonçalo de Barros, a Vacina da Janssen será entregue pelo Ministério da Saúde aos Estados e consequentemente aos municípios. “No município de Várzea Grande foram aplicadas somente 6.525 doses deste imunizante. As pessoas que tomaram esta vacina serão comunicadas e agendadas, assim que os imunizantes estiverem disponíveis”, esclareceu Gonçalo de Barros, ressaltando que estranhamente Várzea Grande que tem a segunda maior população de Mato Grosso, mas recebeu menos da metade das vacinas da Janssen que foram destinadas para outras cidades com população inferior a Várzea Grande em critérios estranhos ao PNI.

 

Quinta, 18 Novembro 2021 05:00

‘Papai Noel dos Correios’

O envio e a adoção das cartas podem ser realizados pessoalmente nas agências participantes e também no blog da campanha.

A campanha de solidariedade ‘Papai Noel dos Correios’ foi lançada oficialmente no Estado de Mato Grosso no último dia 12, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Domingos Sávio em Várzea Grande. O envio e a adoção das cartas podem ser realizados pessoalmente - nas agências participantes e também no blog da campanha.

De acordo com o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, a campanha natalina ocorre nesta época há 32 anos e tem ajudado a fazer o natal de milhares de crianças mais feliz. As cartinhas escritas para o Papai Noel por crianças matriculadas na rede pública de ensino até o 5º ano, ou por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade, estão disponíveis para adoção e ficam disponibilizadas no blog da campanha.

“Em todo o país, mais de 65 mil cartas já foram recebidas até o momento. Após o trabalho de seleção, as cartinhas são disponibilizadas na internet e nos pontos de adoção. Ou seja, padrinhos e madrinhas têm muitas chances para tirar vários sonhos das nossas crianças do papel”, disse o gestor.

A superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho disse que a rede municipal atende muitas crianças em situação de vulnerabilidade e a campanha de solidariedade dos Correios traz esperança para que a magia do Natal continue fazendo parte do imaginário infantil. “Devemos incentivar e mostrar que a época de festas natalinas também é uma oportunidade de compartilharmos nossa esperança com a sociedade”, afirmou.

A iniciativa visa incentivar a escrita por meio das cartinhas – propagando, entre as crianças, valores como solidariedade e esperança - e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O ponto alto do evento ocorreu com a chegada do Papai Noel que distribuiu mimos para os pequeninos e posou para fotos com todos os presentes.

Como enviar carta 

As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação são disponibilizadas para adoção no blog da campanha. Este ano, as crianças também podem deixar as cartinhas nas agências dos Correios que estão disponíveis no Blog dos Correios, disponível no link: https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php#divPtoEntrega

Como adotar

Para adotar, é simples e fácil. Basta se dirigir a uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.

Entrega dos presentes  

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog. O atendimento presencial será realizado com atenção aos protocolos de segurança – uso de máscaras e distanciamento, para evitar aglomerações.

As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e de entrega dos presentes podem variar em cada Estado. Todas as informações estão disponíveis no endereço https://blognoel.correios.com.br/

 

 

Movimento negro e vereadora organizam agenda de atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra.

Começou no último dia 12 e segue até o dia 29 de novembro a programação da Agenda Kwanzaa - Mês da Consciência Negra, uma reunião de atividades culturais realizadas por entidades do movimento negro e pelo Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos/Vereadora Edna Sampaio (PT).

A Agenda Kwanzaa é composta com mesas redondas, feira de artesanato, gastronomia, feira de religiões de matriz africana e apresentações culturais realizadas em diversos pontos da cidade pelos coletivos.

Segundo a vereadora, em um contexto marcado pelos conflitos de ordem racial, em que a “modernização” desconsiderou o negro, ainda hoje se vê atualizar-se o racismo, manifestado em situações cotidianas.

Diante disso, o objetivo é dar visibilidade ao debate sobre relações raciais na capital durante este mês, dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, fortalecendo ações já realizadas por coletivos negros da cidade e realizando outras, em parceria.

Na agenda, estão atividades de grupos negros organizados, como o Coletivo Negro Universitário da UFMT, o Movimento Negro Unificado (MNU) e a Associação de Famílias Negras e Periféricas, além de produtores e artistas negros locais. Também participarão representantes de empreendedores e artesãos negros, entre eles quilombolas, e migrantes, como é o caso da trancista Diela Tamba, da Guiné-Bissau.

A programação foi discutida pela vereadora juntamente com o movimento negro, com quem Edna Sampaio vem dialogando desde o início do mandato.

Um dos destaques da programação é a exposição de fotografias “Corpos Negros na Cidade”, que retratará em outdoors imagens de personalidades negras locais contemporâneas, muitas delas anônimas, que contribuem para a história da cidade e também frases trazendo reflexões sobre a condição do negro.

A vereadora comentou sobre a exclusão dos negros do acesso aos bens culturais, econômicos e políticos que a sociedade produz e analisou o fato de Cuiabá, onde a população é de maioria negra, só nesta legislatura poder contar com uma parlamentar negra na Câmara, instituição fundada no início do século 20.

“Nossa pauta fundamental é o combate ao racismo estrutural. Que novembro seja um período de expressão de todas as características, toda a cultura do povo preto”, disse a vereadora.

CONFIRA A AGENDA

18/11

8h às 18h – “Feira das Religiões de matriz africana”, com a presença de casas de religião de matriz africana e afro-brasileira, com gastronomia e louvores aos orixás, além de palestras sobre as diferenças dos segmentos da religião de matriz Africana: Umbanda, Candomblé, variações das Nações e o Culto a Orunmila ifá, encerrando-se com o “Sire das divindades”

19h - Desfile promovido pela Associação das Famílias Negras Periféricas de Mato Grosso, voltado à valorização das mulheres do bairro. 

Local: escola Lenine de Campos Póvoas, bairro Jardim União.

19h – Encontro "Aquilombamento on-line" com o tema “Racismo e saúde mental: Qual a relevância?”, promovido pela Comissão  de Relações  Étnico-Raciais na Psicologia  do Conselho Regional de Psicologia.

 Formato: On line. O link para o evento será divulgado nas redes sociais do CRP 18.

 19/11

8h às 17h - Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora – EIDANCCE 2021 -  A dança como consciência das nossas ancestralidades”, com rodas de conversas sobre: "Corpo, Educação e Cultura", "Relatos de experiências de professores compartilhando as experiências pedagógicas do ensino com o conteúdo dança a partir das Práticas Pedagógicas ofertadas", "Danças brasileiras, ancestralidade e contra-colonialidade em tempos remotos e presenciais", "História dos negros em Mato Grosso" e "Arte-Educação - o corpo, tendo como viés a arte-educação".

Formato: Online. Link para o evento será divulgado nas redes sociais do EIDANCCE 2021.

9h às 18h – Feira Cultural “A arte que trança a estética da beleza negra”, com feira de artesanato, roupas afro e indianas, ervas medicinais dos quilombos e bonecas negras, comidas típicas negras e cuiabanas, demonstrações de tranças afro e amarração de turbante e apresentações culturais.

Local: Praça Alencastro.

9h - Café afro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Local: Casa dos Conselhos.

17h - “Caminhada pelas Vidas Negras”, ato político com apresentações culturais.

Concentração às 16h30, na Praça Alencastro e saída às 17h, finalizando no Beco do Candeeiro.

19h - Workshop “A lei da Pemba” - aspectos milenares das escrituras sagradas.

Formato: híbrido.

Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

19h – 22h -  Kwanzaa no Beco – Consciência Negra.

Programação com apresentações culturais de artistas locais, feira gastronômica, artesanato e performances.

Local: Beco do Candeeiro.

20/11

FeijoBeco

Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC

16 h - Festival de Ayan - uso ritualístico da musicalidade nas religiões de matriz africana.

Formato: híbrido.

Local: Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

19h -  Roda de Conversa "Negro Vida e Negro Drama: masculinidades negras, juventude e cultura urbana", realizada pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT.

Local: Youtube do CNUUFMT.

A partir de 21/11

Exposição “Corpos Negros na Cidade”: exposição de fotografias de pessoas negras que contribuem para a história da cidade.

Local: Em diversos pontos de grande visibilidade da cidade.

22/11

Ciclo de palestras “Consciência Negra: 365 dias de luta por respeito”.

Local: Secretaria Municipal da Mulher.

Formato: híbrido com transmissão ao vivo pelo Instagram.

23/11

19 h -  Cristian Siqueira ministra palestra “Mediunidade na umbanda”.

Formato: presencial.

Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

19 h - Flávio Mattos ministra palestra “As sete linhas da Umbanda”.

Formato: presencial.

Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

29/11

9h - Roda de Conversa "Eu sou livre! Da literatura de Carolina Maria de Jesus às mulheres negras em MT", realizada pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT.

Formato: híbrido. Confira o link nas redes do Coletivo Negro Universitário UFMT/Campus Cuiabá.

16 h - Pop rua

Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá - MISC

18h30 -  Filme “Estrelas além do tempo”.

Público: geral, limitado a 80 pessoas.

Formato: presencial.

Local: Sesc Arsenal.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

* 19/11, às 9h, na Feira da praça Alencastro: apresentação com a sambista Mariana Borealis e às 11h, com o cantor e instrumentista Oliveira Filho e às 14h, com  a cantora Hend e às 16h30, com Dj Taba, Pacha Ana e Ahgave e no Beco do Candeeiro: às 19 h, apresentação de Duckson e Banda e, às 20h, da Rapper Azul.

Página 1 de 28