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Evento será on-line e conduzido pela médica pediatra, palestrante e pregadora, Filomena Camilo do Vale, mais conhecida como Dra. Filó.

O Colégio Salesiano São Gonçalo, em parceria com a Associação País e Mestres (APM), promove nesta quinta-feira (09) mais uma edição da "Escola de Pais". Com o tema "os desafios deste tempo de Pandemia na Educação dos filhos" o evento será on-line e conduzido pela médica pediatra, palestrante e pregadora, Filomena Camilo do Vale, mais conhecida como Dra. Filó.

De acordo com o diretor da instituição, padre Hermenegildo Conceição, a  iniciativa faz parte do  conjunto de  esforços da instituição para promover um debate sobre os desafios impostos pela pandemia à educação. “A ideia é debater as novas formas de aprendizado e as tendências para o futuro, a pandemia nos fez buscar novas formas de ensinar. Algumas ferramentas tecnológicas que hoje temos à disposição nos possibilita trabalhar junto aos pais e os alunos uma educação bem articulada nesse formato", explica.

Com mais de 30 anos de carreira, Dra. Filó atende crianças, acolhendo também suas famílias em seu consultório em Belo Horizonte, onde mora.

A Live será transmitida no YouTube do Colégio e nas redes sociais oficiais da instituição.

Domingo, 05 Setembro 2021 05:00

‘Sentimentos, emoções e ações’

Escola de Cuiabá exibe contação de histórias online e estudantes recebem livros da coletânea “Por um Mundo Melhor”.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dom Bosco Praeirinho realizou no último dia 2, nos períodos da manhã e da tarde, uma atividade presencial para estudantes dos 2º e 3º Anos (7 e 8 anos). Com autorização dos pais ou responsáveis e todas as medidas de biossegurança, uso de máscaras e distanciamento físico, 40 estudantes receberam a coleção de livros de arte “Por um Mundo Melhor” e participaram de contação de histórias, online. No período da manhã, duas turmas participaram das atividades, das 8 às 9h30 e no período da tarde, das 13:30 h até as 15 horas, mais duas turmas foram a escola.

A ação faz parte do Projeto Coletânea Renovarte, realizado pelo Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Três unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participam do projeto, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Dom Bosco Praeirinho, localizada no bairro de mesmo nome, a EMEB Maria Lucila da Silva Barros, no bairro Jardim Ubirajara e, a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC)  Novo Renascer, localizada na Estrada Rio Dos Couros, Fazenda Velha.

Como parte do projeto, os estudantes das três unidades receberam a coletânea, um total de 1755 livros, reunidos em 351 coletâneas, que foram explorados durante a contação de história on-line .

Por um mundo melhor

Como contribuir com o mundo e transformá-lo em um lugar melhor? As autoras Renata Cunha e Ani respondem essa pergunta na coleção de livros “Por Um Mundo Melhor”.

Compartilhar e não desperdiçar, cuidar da natureza, de si próprio, da saúde física e mental, ser gentil, ter amor-próprio e ser grato, são assuntos trazidos nos livros “Um para você outro para mim”, “Por quê?”, “Durma Bem”, “Com Licença” e “Respire fundo”.

Os assuntos, de acordo com as autoras, são ligados aos sentimentos, emoções e ações, expressando maneiras simples de contribuir para um mundo melhor. Estes temas trazem, desde a infância, uma reflexão necessária atualmente. Além disso, a coleção é acessível para pessoas com deficiência visual e intelectual, pois o projeto disponibiliza gratuitamente as versões com audiodescrição dos livros, tanto na Apple Store como na Google Play. É possível baixar o aplicativo Biblioteca Renovarte de forma gratuita, onde estão disponíveis outros títulos da editora.

Cuidados

A diretora da EMEB Dom Bosco Praeirinho, Marcia Aparecida dos Santos Pinheiro contou que na unidade tudo foi preparado para receber os estudantes e os profissionais envolvidos na atividade. “Esse é um momento importante para a comunidade escolar. Sentimos falta dos estudantes e eles da escola, desses momentos juntos, do relacionamento com os colegas, dos momentos de aprendizagem. Estar no ambiente escolar é extremamente importante. Estamos retomando aos poucos, para que os estudantes se acostumem com a nova rotina de higienização, do uso de máscaras, distanciamento físico e todos os cuidados que são necessários neste momento. Preparamos o ambiente para recebê-los e contamos com o apoio dos pais e responsáveis”, contou Marcia Aparecida.

Sobre a atividade, a diretora explicou que a coletânea aborda temas ligados aos sentimentos. “Nesse um ano e meio de pandemia que a família ficou em casa, as crianças vivenciaram vários sentimentos, perdas, medos e saudades. E estamos trabalhando essas questões para que eles se fortaleçam e possam passar por esses momentos de forma mais saudável”, salientou.

As famílias apoiam e hoje estão mais presentes na vida escolar das crianças, como Aline Graciele Toscaro, mãe de um dos alunos da Pré-Escola.  “No começo eu tive bastante medo. Meus filhos mais velhos já voltaram. Agora, com todos os cuidados tomados pela escola, e a vacinação dos profissionais da educação, estou mais segura. É importante que as crianças retornem para a escola, mas de uma forma segura”, disse ela.

A neta do sr. Pedro Moares de Oliveira também participou da atividade. “Minha neta acompanha as aulas pelo computador, mas dentro da escola é melhor, aprende mais. E aqui tem todos os cuidados”, disse ele.  

Projeto

As ações do Projeto Coletânea Renovarte são patrocinadas pela Case IH e Banco CNH Industrial, e a realização é por conta da Renovarte Produtora Cultural, em parceria com o Núcleo Cultural e as Secretarias de Educação das cidades beneficiadas. Além de Cuiabá, participam Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Várzea Grande.

Todas acessam as oficinas de contação de histórias e, cinco mil livros estão sendo distribuídos aos alunos da rede pública municipal.

 

Edição terá livros didáticos para estudantes da pré-escola.

 Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para que professores e gestores das escolas públicas escolham os livros e os materiais didáticos para a educação infantil de 2022. A escolha das obras deve ser feita por meio do Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), acessível via Sistema PDDE Interativo/Simec.

Segundo o Ministério da Educação, as escolas estaduais e municipais que ainda não tenham acesso ao sistema devem solicitá-lo à Secretaria de Educação. No caso das escolas federais, o acesso deverá ser autorizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Todos as informações necessárias e o passo a passo nesse processo de escolha do material estão disponíveis na internet

O PNLD distribuirá, esse ano, obras da educação infantil para estudantes e professores das escolas públicas de todo o país. “Esta edição traz um ciclo próprio que inclui materiais para estudantes, professores e gestores. A grande novidade fica por conta dos livros didáticos direcionados aos estudantes da pré-escola”, informa o ministério.

De acordo com a pasta, a distribuição do material “busca assegurar o desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, fundamental para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais, conforme disposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.

Cabe ao FNDE coordenar a aquisição e distribuição do material, que terá como destino cerca de 30 milhões de estudantes de toda a educação básica. Já ao PNDL cabe avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, regular e gratuita, para a rede pública.

 

 

TCE-MT e AMM realizam evento para mobilizar gestores e aumentar adesão à Busca Ativa Escolar.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) une forças com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para combater a evasão e o abandono escolar no estado durante a pandemia de Covid-19. A fim de sensibilizar gestores para que somem esforços à esta causa, as entidades se reunirão nesta quarta-feira (25) para tratar sobre à adesão à plataforma Busca Ativa Escolar.

O principal objetivo é mobilizar as entidades e as prefeituras para ampliar a efetividade da ferramenta, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância-Unicef e lançada oficialmente no estado pelo TCE-MT, em julho. Portanto, a reunião do dia 25 dará continuidade à ação.

Realizado em formato híbrido, o encontro também contará também com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outras instituições. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da AMM no Youtube.

Frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o cenário da educação no país e se agrava, segundo avaliação do presidente do TCE-Mt, Guilherme Antonio Maluf. "O Tribunal se uniu de forma muito consciente e ativa à Unicef, porque precisamos melhorar o sistema educacional no Brasil, especialmente diante das graves consequências impostas pela pandemia", disse.

Vale destacar que o TCE-MT, paralelamente ao evento de mobilização dos prefeitos e secretários de educação municipais, segue promovendo forte articulação para que os gestores façam adesão a plataforma da Busca Ativa Escolar. Os dados de adesão inclusive serão mostrados no encontro na AMM.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que é essencial discutir o assunto com os prefeitos em um momento em que o retorno das aulas presenciais ainda está acontecendo, e ainda continua gerando polêmica. Ele frisa que é necessário tratar sobre a condição do abandono e a evasão escolar.

“Temos que debater o tema com prioridade neste momento tão difícil, no contexto de enfrentamento da pandemia. É um grande desafio, mas temos que lutar para que todos os alunos estejam na sala de aula, seja forma presencial ou online”, assinalou.

O supervisor da estratégia Busca Ativa Escolar, conselheiro e ouvidor-geral do TCE-MT, Antonio Joaquim, por sua vez, aponta que a mobilização entre as instituições é fundamental para o êxito no trabalho.

“Cerca de cinco milhões de criança e adolescentes estão fora da sala de aula. Imaginem o impacto disso para a sociedade e para essas crianças, que não estão recebendo educação adequada. É um dever cívico que todos estejam engajados nesse projeto”, concluiu. (Fonte: Assessoria)

 

 Franquia oferece cursos gratuitos.  São cinco conteúdos digitais de curta duração, com certificado oficial da Hamburger University.

 A  Arcos Dorados, franquia que opera os restaurantes McDonald's em 20 mercados da América Latina e Caribe, anuncia uma convocatória para que os jovens da região se capacitem em habilidades que poderão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Comprometida em oferecer oportunidades de capacitação e emprego formal, a companhia abre as portas de sua universidade corporativa "Hamburger University" pela primeira vez em sua história aos não-funcionários e oferece, a partir de 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, cursos gratuitos em: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Atendimento ao Cliente e Saúde e Bem-estar.

Ao entrar na plataforma www.receitadofuturo.com.br, os interessados ​​podem acessar os cinco conteúdos digitais de curta duração, que estarão disponíveis até 31 de dezembro deste ano. Cada módulo proporcionará aos participantes um certificado que legitima a formação recebida e que servirá para evidenciar suas aptidões na procura do primeiro emprego ou de uma nova oportunidade profissional. Os cursos são independentes, sem ordem específica ou quantidade limitada por pessoa.

A iniciativa surge como uma solução para uma das preocupações que os jovens da América Latina e do Caribe destacaram em um estudo de opinião realizado pela empresa em conjunto com a consultoria Trendsity. Nesta pesquisa, 61% dos respondentes consideram que a formação é necessária para fortalecer as suas competências e compensar a falta de experiência para conseguir o primeiro emprego formal ou a uma melhor oportunidade de trabalho. Dentre os temas que consideram importante aprofundar, destacam-se: Trabalho em equipe e liderança com 73%, seguido por Inovação e Empreendedorismo com 50%, Vendas e Atendimento ao Cliente com 44%, entre outros.

“O desemprego juvenil é um dos principais problemas da região e, na Arcos Dorados, como líderes do setor, temos a convicção de que é importante atuar para revertê-lo, gerando um impacto positivo nas comunidades onde operamos. Para isso, além de empregarmos milhares de jovens todos os anos, pensamos também naqueles que não fazem parte da nossa empresa. Temos o orgulho de poder compartilhar conteúdos que irão auxiliá-los em seu desenvolvimento. Somos uma empresa jovem, operada por jovens que diariamente se encarregam da satisfação das famílias que nos visitam e desfrutam da nossa comida”, comenta Woods Staton, Presidente Executivo do Conselho da Arcos Dorados.

Dentro dos pilares estratégicos da sua plataforma ESG chamada Receita do Futuro, a Arcos Dorados mantém um forte compromisso com a formação contínua dos seus colaboradores. Durante 2020 e, apesar do contexto da pandemia, a empresa não só manteve a sua estrutura de ensino, mas também destinou mais de 10 milhões de dólares para garantir a oferta de mais de 373 mil horas de formação aos funcionários e adaptação ao formato online, apresentando 380 novos cursos em temas operacionais, acadêmicos e de desenvolvimento pessoal.

Isso foi possível, por sua vez, graças ao trabalho conjunto com a Hamburger University, maior universidade corporativa e líder da região, conhecida por promover seus três pilares: liderança, atuação e cultura. No ano passado, mais de 8.000 líderes de restaurantes se graduaram em cursos curriculares básicos e mais de 71.000 jovens concluíram cursos de autoaprendizagem. Em constante evolução, a universidade ofereceu 18 de suas “HU Sessions”, das quais mais de 7.000 pessoas participaram durante o ano.

“O novo contexto representou desafios para todos nós e nos obrigou a mudar a forma como acessamos os conteúdos e quais experiências buscamos. Na Hamburger University, entendemos a complexidade que isso representa para os jovens da região e temos orgulho de fazer parte desta iniciativa. A educação é a nossa paixão e esperamos poder chegar ao maior número de jovens possível com esta ação”, comenta Josane Julião, Reitora da Hamburger University.

A opinião dos jovens

Comprometida em oferecer oportunidades de trabalho formal para jovens da região, a Arcos Dorados realizou, em parceria com a Tendsity, uma pesquisa com pessoas de 16 a 24 anos para saber como estão enfrentando a pandemia e como acham que será o emprego no “novo normal”.

85% das pessoas entrevistadas confirmaram que a pandemia afetou negativamente as oportunidades de emprego, enquanto 74% fizeram a mesma declaração sobre o acesso a treinamento e educação. Ainda neste último ponto, 2 a cada 5 pessoas indicaram que desde o início da Covid-19 aprenderam menos do que aprendiam antes. Diante das perspectivas pouco animadoras apresentadas pelos jovens, a pesquisa também abordou sobre a possibilidade de empreender, obtendo resultados semelhantes aos tópicos anteriores: 57% indicaram que durante 2020 as possibilidades de abertura de negócios foram afetadas.

Entre as questões levantadas, encontra-se aquela que os convidava a ordenar, por importância, os temas que mais os preocupam para o futuro, com respostas surpreendentes: 66% dos jovens indicaram o emprego como necessidade prioritária, enquanto 51% declararam que a educação é uma das chaves para seu futuro.

Dados do Brasil

Entre as principais descobertas do estudo com os jovens brasileiros, quase 8 a cada 10 mencionaram o impacto ao acesso e qualidade da educação: 32% tiveram adiamentos ou interrupções em seus estudos e, ao olhar para o futuro, esta geração demonstra um nível de otimismo de 48%, demonstrando necessidade de apoio e ferramentas que lhes permitam se sentir mais sólidos e empoderados para enfrentar a incerteza dos próximos anos.

Neste sentido, 45% dos jovens entrevistados mencionaram espontaneamente a educação e a capacitação como uma de suas principais necessidades, sendo que 8 a cada 10 mencionaram a importância de cursos que facilitem a obtenção de um primeiro emprego, enquanto 7 a cada 10 destacaram a necessidade de programas para complementar sua educação formal que estejam em linha com as exigências do mercado. 

Oito a cada 10 participantes concordam que as empresas podem fazer a diferença na criação de um futuro melhor para os jovens brasileiros. Como dicas-chave para o desenho de um emprego ideal, sugerem que haja possibilidades de crescimento (42%), apoiadas pela oferta de capacitações, aprendizado e desenvolvimento (39%), juntamente com um equilíbrio com o momento e o estilo de vida dos jovens (37%).

Considerando os resultados apresentados e os temas eleitos como mais importantes para os jovens, a Arcos Dorados oferece seus conteúdos para continuar sendo um agente de mudança e parte ativa da solução para os problemas levantados, em apoio às comunidades onde opera.

Para saber mais sobre o estudo, visite www.receitadofuturo.com.br. (Fonte: Assessoria)

Online e gratuito, evento acontece no dia 21 de agosto e irá apresentar aos estudantes grandes universidades fora do Brasil, com a participação de cerca de 65 instituições, de 11 regiões.

Cada vez mais discutido entre os jovens, o sonho de cursar uma graduação ou pós-graduação fora do país vem, frequentemente, ganhando mais adeptos. Mas muitos ainda se perdem no caminho a ser percorrido até essa realização. É aí que entra a Feira Virtual de Universidades no Exterior, realizada pela Gold Tassel, totalmente online e gratuita, que acontece no dia 21 de agosto e irá apresentar aos estudantes grandes universidades fora do Brasil, com a participação de cerca de 65 instituições, de 11 regiões.

Do conforto de casa, o estudante poderá interagir diretamente com representantes de universidades de diversos lugares, entre eles EUA, Canadá, Reino Unido, Holanda, Irlanda, Alemanha, Suíça, França, Dubai e Itália. A feira acontece por meio da Plataforma de eventos online Remo, em uma espécie de estande virtual, onde representantes das instituições estarão à disposição para tirar dúvidas sobre os cursos de graduação, pós-graduação ou curta duração, formas de ingresso e cotidiano dos locais.

Com vasta experiência no auxílio a alunos brasileiros, que buscam estudar no exterior, o CEO da Gold Tassel, Gavur Kirst, Especialista em Gestão Empresarial, Especialista em Comércio Exterior e bacharel em Negócios Internacionais, concluiu sua faculdade nos Estados Unidos, onde trabalhou, por 4 anos, no departamento que recebia a documentação dos estrangeiros. “Esses anos foram essenciais para adquirir experiência e poder aplicar agora, em mentoria, ajudando os alunos durante o processo de conquista da tão sonhada vaga, bem como de bolsas de auxílio. Sendo que cerca de 80% dos alunos já saem do Brasil com algum tipo de bolsa”, declara ele.

Cursando mestrado em Hamburgo, Alemanha, a jovem Rayanna Ruani, de 24 anos, começou a jornada bem cedo, quando aos 14 anos, decidiu fazer um intercâmbio no Canadá, desde então não parou mais. "O processo foi supertranquilo, com total apoio da Gold Tassel, desde a organização dos documentos até a checagem desse progresso. Conversamos sobre o tipo de curso que eu gostaria de fazer e, com base nisso, recebi uma lista de universidades que tinham aquele curso e se encaixavam nos meus critérios", conta.

Ela ainda acrescenta que optou pelo curso de International Business na Temple University, na Philadelphia. "A Gold foi essencial durante o processo de traduzir e enviar os documentos necessários para Temple, e também pra encontrar acomodação lá e comprar as passagens. Com certeza, fazer tudo isso junto com eles foi muito mais fácil do que correr atrás sozinha. Um pouco antes de me graduar em 2019, comecei a considerar fazer um mestrado. Conversei com o Gavur e ele super me apoiou. Agora estou cursando Global Logistics and Supply Chain Management na Kühne Logistics University em Hamburgo, Alemanha", complementa Rayanna.

Em contato direto com as instituições estrangeiras, a Gold Tassel presta assessoria e acompanha todo o processo, auxiliando o aluno no passo a passo e caminhando junto, desde a inscrição nos locais escolhidos, a busca por bolsas, até a matrícula e a visita ao local, ou seja, acompanhando todo o processo, avaliando os perfis e indicando o lugar mais adequado.

Ao cursar os dois últimos anos do ensino médio nos Estados Unidos, a jovem Juliana Freire, de 21 anos enxergou novos caminhos e oportunidades que só teria fora do Brasil e percebeu que essa seria a escolha certa. "O processo é longo e detalhado. Muitos documentos a serem enviados, burocracia e escolhas importantíssimas. A Gold Tassel me auxiliou em todos eles. Tenha certeza que teria sido muito mais difícil se eu estivesse sozinha nessa caminhada", declara. Ela, que mora nos Estados Unidos, recebeu seu bacharelado em psicologia na University of South Florida e agora vai iniciar um mestrado em psicologia organizacional na George Mason University.

Outro ponto interessante é o apoio do governo irlandês, que irá enviar representantes de 10 instituições locais. É bom lembrar que, de uns anos pra cá, o país tem sido cada vez mais acessível para os estudantes internacionais e se tornou o destino mais buscado entre os que desejam estudar ou trabalhar fora do país. Isso devido à relativa facilidade de se conseguir o visto de estudante, além da qualidade de vida e a recepção calorosa dos irlandeses.

Totalmente gratuita e aberta ao público, o evento tem o objetivo de aproximar os alunos brasileiros das instituições estrangeiras. As inscrições para participar da maior feira de universidades internacionais do país podem ser feitas pelo link: https://www.eventbrite.com.br/e/feira-virtual-de-universidades-no-exterior-tickets-158946375889.

Com ampla experiência em educação internacional, a Gold Tassel é uma empresa de consultoria mato-grossense, especializada em auxiliar os estudantes brasileiros a ingressarem em programas de graduação e pós-graduação nas melhores universidades do mundo.

Serviço:

O que: Feira Virtual de Universidades no Exterior, promovida pela Gold Tassel

Quando: dia 21 de agosto

Onde: Plataforma de eventos online Remo

 

Foram disponibilizadas 62.365 vagas no ensino superior.

 O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (10) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2021. Foram disponibilizadas 62.365 vagas em universidades e outras instituições de ensino superior.

As matrículas devem ser feitas entre os dias 11 e 16 de agosto. Quem não for selecionado pode entrar na lista de espera, entre 10 e 16 de agosto. O resultado dessa lista será divulgado no dia 18, com a convocação para a matrícula no dia 19.

Pode participar do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha tirado nota acima de zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato tirou na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes, conforme a área de interesse.

Durante a inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos superiores, com a possibilidade de alterar as opções até o encerramento das inscrições. Como a nota de corte de cada curso é atualizada diariamente, o estudante ainda não selecionado precisa ficar de olho no site do programa, para acompanhar as mudanças.

Em relação à política de cotas, cada instituição de ensino tem critérios próprios para a distribuição das vagas. Algumas universidades adotam opções separadas: uma para o público geral e demais modalidades separadas por raça, renda ou rede escolar. Outras fazem uma lista unificada, concedendo pontos extra a candidatos que façam parte do regime de cotas.

Prazo para o segundo processo seletivo de 2021 termina no dia 6.

 Estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que pretendem estudar em uma universidade pública podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (3).

Desenvolvido e administrado pelo Ministério da Educação, o sistema é usado para selecionar os candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Enem.

O prazo de inscrições para o segundo processo seletivo de 2021 se encerra na próxima sexta-feira (6). Para participar da seleção, os interessados devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

Na página https://sisu.mec.gov.br/#/vagas#onepage  é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições.

Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. De 10 a 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18. (Fonte: Agência Brasil)

 

Foram ofertadas 134.329 bolsas em instituições privadas em todo o país.

 Até a próxima quarta-feira (28), os candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) deverão comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição junto à instituição em que foi pré-selecionado. 

Segundo o Ministério da Educação, é de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

Segunda chamada

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 3 de agosto, com período para comprovar as informações de 3 a 11 de agosto.

Lista de espera

Candidatos não selecionados na primeira e segunda chamadas poderão manifestar interesse pela lista de espera, nos dias 17 e 18 de agosto.

Bolsas

De acordo com o MEC, nesta edição foram ofertadas 134.329 bolsas. São 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, em 10.821 cursos ministrados em 952 instituições de ensino superior da rede privada.

Critérios

Para concorrer a bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso de bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos, por pessoa.

Cronograma Prouni 2021/2

Comprovação das informações da primeira chamada: 20 a 28 de julho

Resultado da segunda chamada: 3 de agosto

Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto

Inscrições na lista de espera: 17 e 18 de agosto

Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto

Comprovação das informações da lista de espera: 23 a 27 de agosto

(Fonte: Agência Brasil)

Resultado sai no dia 3 de agosto.

Começam nesta terça-feira (27) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies até o dia 30 de julho.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Além disso, os estudantes deverão ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Cronograma

Inscrições

27 a 30 de julho

Resultado dos pré-selecionados em chamada única

3 de agosto

Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única

4 a 6 de agosto

Lista de espera

4 a 31 de agosto

Histórico

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao programa.

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. (Fonte: Agência Brasil)

 

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