Blog da Condessa

Blog da Condessa

Quarta, 05 Fevereiro 2020 00:00

Tênis Social: ‘Play and Stay’

Com projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006, o Instituto Mato-grossense de Tênis (IMT) capta recursos para projeto social de tênis em Mato Grosso. Um projeto social com o objetivo de fomentar a inclusão social e o desenvolvimento físico, mental e biomecânico de crianças de seis a 11 anos. E os interessados em direcionar parte de seu imposto de renda físico ou jurídico ou ser patrocinador podem entrar em contato com a entidade.

De acordo com o presidente da instituição (IMT), Harrison Ribeiro, um contador de 48 anos, pai de dois filhos (Maria Eduarda e Matheus) e avô de uma neta (Helena), a entidade foi fundada em maio de 2018, obteve a aprovação do primeiro projeto em dezembro de 2019 e está autorizada pelo governo federal a captar um pouco mais de um milhão de reais (R$ 1.028.122,94). Para atender até 320 crianças com atividades de esporte educacional na cidade de Cuiabá.

“O projeto Tênis Social está aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte e nós já começamos a captação de recursos. E ele conta com o apoio da prefeitura de Cuiabá, que prometeu adequar duas quadras poliesportivas para a prática do tênis no Centro Esportivo João Balduíno Curvo, lá no bairro do Quilombo. E pretendemos iniciar as atividades até abril, lógico, nós dependemos da captação e da prefeitura entregar as quadras”, conta o presidente do IMT, Harrison Ribeiro.

O projeto conta com os seguintes objetivos específicos: ampliar a quantidade de praticantes de tênis na base; oferecer um esporte pouco difundido; oportunizar a vivência do tênis às camadas menos favorecidas; melhorar o desenvolvimento motor, a saúde e a qualidade de vida dos alunos; contribuir com a ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam a permanência dos alunos na escola; e melhorar a autoestima dos alunos, entre outros.

Conforme a documentação aprovada pelo governo federal, todas as atividades ocorrerão no contra turno escolar, em local cedido pela prefeitura de Cuiabá, que será no Centro Esportivo João Balduíno Curvo, mais conhecido como Ginásio do Quilombo, e utilizará a metodologia ‘Play and Stay’, com tradução ‘Jogue e Fique’. Um método que usa bolas mais lentas, quadras menores e redes mais baixas para incentivar progresso rápido e permanência das crianças no projeto.

SERVIÇO

Para mais informações, o Instituto Mato-grossense de Tênis pode ser contatado pelo celular do presidente, Harrison Ribeiro (65)99699-2009 ou também por meio da página da entidade na rede social Facebook. E o site da entidade está em construção e em breve estará pronto para suprir a demanda de informações. (Fonte: Assessoria de imprensa da FMTT)

 

Quarta, 05 Fevereiro 2020 00:00

Identidade para os bichinhos

Animais de estimação podem ser registrados em cartórios. O documento funciona como uma espécie de identidade para os bichos que ficarão ligados juridicamente ao seu dono.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cada grupo de 100 famílias 44 criam animais de estimação e apenas 36 tem crianças até 12 anos de idade. Os dados são de 2015, últimos divulgados, e revela que há mais bichinhos do que crianças nos lares pelo Brasil. Além disso, em muitos casos, o pet é considerado um membro da família.

 Entretanto, apesar do apego ao animal, são raros os casos de registro em cartório do pet em Mato Grosso. Lançado no país em agosto de 2017, o PetLegal consiste na emissão de uma certidão de registro para os animais de estimação e funciona em sete estados (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso).

 Em Mato Grosso, o serviço é oferecido pelo 1° Serviço Registral de Cuiabá e de Nova Mutum, a taxa é diferente em cada cartório. Os documentos obrigatórios são: RG, CPF, comprovante de endereço atualizado do guardião. Cartão de vacinação do animal. Foto do animal (ideal com fundo branco). Preencher requerimento e declaração disponíveis no site. Documentos opcionais: documento de "adoção”, contrato de compra e venda ou Nota Fiscal de Compra. Outras informações nos próprios cartórios Cuiabá (65) 3052-8609 e Nova Mutum (65) 3308-4596

 De acordo com Glória Alice Ferreira Bertoli, do 1º Serviço Notarial e Registral da comarca de Cuiabá, o documento, uma espécie de ‘certidão de nascimento’, traz informações como nome do bichinho, raça, cor da pelagem, marcas, cicatrizes, foto, registro na prefeitura, histórico médico e dados do tutor, mas ainda é pouco procurado.

A registradora diz que a ideia é que o documento ajude em buscas de animais perdidos ou roubados ou ainda em casos de disputas de guarda quando há divórcio. O registro é um meio legal que comprova os direitos dos donos e facilita disputas judiciais pela guarda.

 Na edição 2019 do projeto “Cartório Amigo – ações para um futuro melhor”, que reúne diversos cartorários em um único dia para prestação de serviços e informações à população sem custo para os participantes, a Comarca de Nova Mutum começou a oferecer o serviço.

 Manoela Maria Auxiliadora de Almeida, do 1° Serviço Registral de Nova Mutum, disse que a novidade chamou a atenção de 11 tutores. “Foi uma alegria. Eles gostaram muito da novidade”, lembra.

 Segurança jurídica

Entre os usuários do serviço, Wedja Maria da Silva, 26. Ela aproveitou para registrar a “filha de quatro patas”, Luna, uma pinscher de 2 anos e meio. “Ganhei a Luna da minha sogra, quando estava grávida da minha filha. Eu tinha perdido uma outra pinscher e estava muito triste. Ela veio para alegrar nossa vida. Faz parte da família”, define.

 A jovem desconhecia o serviço e aprovou a ideia. “Hoje tem pessoas que optam em não ter filhos e adotam os pets como integrantes da família mesmo, mas sem se preocupar com as questões legais. O registro é uma garantia de que a Luna é minha”, afirma. “Já disse para o meu marido se a gente separar a Luna fica comigo”, revela em tom de brincadeira.

 A estudante Hillari Gabrielly Gomes de Carvalho, 22 anos, também aproveitou a data para fazer o documento da filhota, uma cadelinha sem raça definitiva de quatro anos. No documento passou a se chamar Laila Gomes. “A Laila fica na casa da avó, mas eu que sou a mãe então o registro é no meu nome”, aponta. “Ela é minha filhinha”.  ( Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT)

Terça, 04 Fevereiro 2020 00:00

Os desafios de empreender

Empreendedorismo é um assunto que ganha cada vez mais atenção, graças ao seu potencial de promover transformações na sociedade e na economia de um país. Reinventar-se e manter-se competitivo frente à novas formas de consumo não é tarefa fácil, ainda mais em um cenário econômico pouco favorável. Mas é na dificuldade que muitos enxergam outras possibilidades. Os restaurantes, por exemplo, vêm se adequando às necessidades dos clientes com serviços diferenciados, menus harmonizados, atendimento personalizado, se reformulando de acordo com as tendências do mercado.

Pensando em otimizar seu espaço e proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes, a partir de fevereiro, o restaurante Galeto Cuiabano traz a opção de realizar eventos de pequeno e médio portes, à noite, todos os dias da semana. O espaço pode ser usado para reuniões coorporativas, palestras, workshops, entre outros.

"Nosso objetivo é oferecer o melhor, sem perder a nossa essência. Como temos toda a estrutura, o cliente não precisa se preocupar com o trabalho e a logística. Também contamos com estacionamento privativo, segurança, conforto e o clima familiar, característico do restaurante", revela Lorenna Bezerra, proprietária do local.

Ter o próprio negócio é o desejo de muitos. Mas é a realidade de poucos. Só a vontade de empreender não é o suficiente, já que ela precisa estar sempre aliada a muita responsabilidade, boas ideias, gostar do que faz, entre outras características fundamentais.

O restaurante Galeto Cuiabano trabalha com sabores regionais e cardápios à base de galeto preparado com iguarias e combinações caseiras, que podem ser experimentadas diariamente, em um ambiente aconchegante, do jeitinho que o cuiabano gosta.

Lorenna dá dicas para quem pensa em se reinventar, mas tem receio de mudar. "Primeiramente é necessário estar atento às tendências do mercado, colocar-se no lugar do cliente e conhecer as suas  necessidades. É daí que surgem as melhores ideias e possibilidades", destaca.

A empresária lembra que se o estabelecimento mantém uma forte relação com os frequentadores, "com proximidade, carinho e confiança, não há porque ter receio de oferecer algo mais, pois será benéfico para os dois lados", finaliza.

Para os amantes do tradicional galeto, o cardápio do restaurante foi totalmente reformulado, trazendo novas propostas, com a mesma qualidade em seus pratos e aquele ambiente pra lá de aconchegante, marcas registradas do estabelecimento.

O restaurante fica na rua João Bento, número 108, bairro Quilombo, próximo a Avenida Presidente Marques. Aberto todos os dias de segunda a domingo, das 11h às 15h, com delivery para o almoço. Contato (65) 2127-2117. No site e nos perfis do restaurante no Facebook e Instagram, é possível acompanhar as novidades da casa, informações e valores dos pratos.

 

 

Terça, 04 Fevereiro 2020 00:00

Sem custo extra na conta de luz

Bandeira tarifária será verde em fevereiro. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o mês deverá ser chuvoso nas áreas onde estão localizados os principais reservatórios das hidrelétricas e o custo de geração de energia será menor. Dessa forma, não haverá necessidade de acionamento das usinas termoelétricas, que custam mais para gerar energia. A expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento ao longo de fevereiro.
Essa condição mais favorável resulta no aumento da produção das hidrelétricas e de sua participação relativa no atendimento à demanda de energia do Sistema Interligado Nacional - SIN. Desse modo, diminui-se a necessidade de acionamento do parque termoelétrico, o que, por sua vez, contribui para reduzir o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
 Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.
Mesmo com o acionamento da bandeira verde, é importante que o consumidor mantenha ações relacionadas ao uso consciente de energia e evite o desperdício. (Fonte: ANEEL)

Dicas de Economia de Energia

Chuveiro elétrico

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos

Selecionar a temperatura morna no verão

Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo

Ar condicionado

Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado

Manter os filtros limpos

Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado

Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

Geladeira

Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário

Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções

Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira

Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos

Não forrar as prateleiras

Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

Iluminação

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras

Ferro de passar

Juntar roupas para passar de uma só vez

Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura

Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

Aparelhos em stand-by

Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

Segunda, 03 Fevereiro 2020 00:00

Hoje tem “Papo de Mãe”

A importância da rede de apoio emocional à gestante. O Programa Mãe Coruja, desenvolvido pela Unimed Cuiabá – Viver Bem, realiza hoje, 03 de fevereiro, o encontro Papo de Mãe.

Com o objetivo de promover apoio às mães e debater os aspectos emocionais da gestação e durante o pós-parto e a importância da rede de apoio à gestante, A roda de conversa mediada por uma profissional da Psicologia terá início às 18h30, no 1º andar do Espaço Cuidar. A atividade é gratuita e voltada para gestantes beneficiárias da Unimed Cuiabá.

Além do Papo de Mãe, o Programa Mãe Coruja oferece cuidado multidisciplinar à saúde da gestante, com orientação e apoio às gestações de alto risco e incentivo ao aleitamento materno para as beneficiárias da Unimed Cuiabá. Entre as atividades gratuitas oferecidas estão oficinas orientativas, atividade física orientada, assessoria ao aleitamento materno e Home Baby no pós-parto. Para mais informações acesse  www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem ou ligue (65) 3612-8848/ 8849.

Segunda, 03 Fevereiro 2020 00:00

Partiu Peru!

Você sonha em conhecer de perto as relíquias que os incas deixaram para trás, mas não quer ir de avião? Existe uma alternativa, especialmente para quem curte se jogar em aventuras. 

Desde outubro do ano passado que oficialmente a maior linha de ônibus do mundo que passa pelo Brasil, operado pela empresa peruana Expresso Internacional Ormeño que liga as cidades de Lima, no Peru. oferece partidas de Cuiabá, no Mato Grosso. Os passageiros já podem partir da Rodoviária de Cuiabá para diversos pontos do Peru, como Cusco e Lima, passando pela Cordilheira dos Andes. Segundo Susy Miranda Cordova -representante da empresa peruana Ormeño - a linha já opera há nove anos – Lima/São Paulo - são cinco mil e 600 quilômetros em quatro dias e meio de viagem. Há dois anos, se estendeu até o Rio de Janeiro. “Antes, só passava por Cuiabá e não tinha parada”.

Susy Miranda Cordova é presidente do Sindicato dos  Guias de Turismo do Estado de Mato Grosso (Singtur MT). A guia de turismo peruana mora há 29 anos em Mato Grosso. “Nós do sindicato fizemos o convite à empresa pra oficializar essa ação - uma opção a mais para os guias de turismo. Temos a categoria nacional que possibilita a capacitação desses profissionais para acompanhar esses possíveis grupos na viagem”, frisou.

Quanto custa?  O valor da passagem Cuiabá/Cusco é de R$ 690,00 mais seis reais de taxa de embarque. Por sua vez, até Lima, o valor é de R$ 790 mais seis reais da taxa. Os valores para volta são os mesmos. Esses valores são referentes a alta temporada.

“Em agosto de 2019 esteve aqui na capital o representante geral da empresa no Brasil, Oscar Vasquez Solis, em reunião com o poder executivo estadual e municipal para solicitar um guichê na rodoviária, pois não temos. O atendimento é virtual, realizado por mim no (65) 92207788. As pessoas me ligam e eu repasso as devidas informações técnicas”, informa a presidente do Singtur.

Roteiro

O que esperar de um país cercado pelo Oceano Pacífico, Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica?  Para conferir, é só embarcar: Cuiabá/Vilhena/ Porto Velho/Rio Branco e Assis Brasil que é a última cidade onde o turista fará os trâmites migratórios. Na sequência, cruza a fronteira e então a primeira cidade peruana – Iñapari ( uma localidade peruana da província de Tahuamanu, na região de Madre de Dios).

Para entrar no Peru, partindo do Brasil, não é preciso ter passaporte. É necessário apenas apresentar documento de identidade (RG), expedido há menos de 10 anos. Saída de Cuiabá na sexta-feira à noite com  previsão de chegada  na segunda-feira próximo do meio dia em Cusco.

 “É uma viagem segura, tranquila. O fator altitude é tolerável, e indico o chá de muña que auxilia nesse processo. É altamente digestivo digestivo”, indica Cordova.

E vale a pena? 

Apreciar e se envolver na cultura local certamente será parte da sua experiência de turismo no Peru. Mas também é pelas paisagens e paradas ao longo do percurso, passando por  lugares remotos.  Mudanças de clima, topografia e biomas também são observadas de dentro do ônibus, revelando os contrastes entre os países da América do Sul. Um ponto alto e valioso desta aventura é alcançar a Cordilheira dos Andes. A estrada é uma das mais fascinantes e tida como a rodovia pavimentada mais alta do mundo.

 

Sábado, 01 Fevereiro 2020 00:00

Como preparar o corpo para a folia?

O Carnaval está chegando e você se perguntando se ainda dá tempo de entrar em forma. A boa notícia, segundo a médica Mariana Suzuki, é que é possível sim perder alguns quilos e deixar o corpo enxuto até a folia. Mas ela alerta: "Dietas malucas pré-carnaval podem gerar riscos. O segredo é correr contra o tempo com um plano alimentar adequado e treinamento cardiorrespiratório, o que proporciona uma perda de no mínimo 2 kg por semana".
Nesse processo, um acompanhamento médico é essencial e faz toda a diferença no alcance dos resultados e preservação da saúde. "Quando o objetivo é a perda de gordura em pouco tempo, somente um especialista poderá analisar o perfil do paciente, seu biotipo e traçar um protocolo que traga resultados sem comprometer a saúde e bem-estar", explica a médica.
A dica principal, portanto, é buscar ajuda profissional, para que seja indicado o melhor método, que pode variar entre uma dieta mais elaborada, exercícios, ou tratamentos mais específicos realizados dentro ou fora do consultório. Ela destaca que as estratégias mais eficazes, que aplica em seus pacientes estão a Dieta da Nasa, capaz de eliminar uma média de 10kg em 30 dias, associado à Eletroestimulação, que queima cerca de 600 calorias em 20 minutos, e a Criofrequência, método para eliminar flacidez ou gordura localizada.
A pedido da reportagem, Mariana Suzuki explicou cada um desses métodos, e seus principais benefícios:

Aceleramento do metabolismo
A médica lembra que o emagrecimento vai depender do metabolismo da pessoa. Uma caminhada diária associada a eletroestimulação já são boas pedidas iniciais. Com vinte minutos de exercício, utilizando o recurso da eletroestimulação, é possível que a pessoa trabalhe até 350 músculos, tendo um rendimento muito elevado, tempo equivalente a 90 e 120 minutos de um treino convencional. Esse treino queima cerca de 500 calorias numa sessão e mantém os batimentos cardíacos elevados durante todo exercício e, consequentemente, deixa o metabolismo acelerado.
Plano alimentar eficaz
“Com resultados reais e sem reganhar tudo o que perdeu durante o processo, a dieta da Nasa, ou melhor, o Método PronoKal tem proporcionado o emagrecimento dos meus pacientes de forma rápida e segura”, diz a médica. Seguindo o protocolo, o corpo gasta a energia de reserva pelo baixo fornecimento de gorduras e carboidratos, eliminando massa gorda, preservando, em troca, a massa muscular. O diferencial ainda é que o paciente recebe o apoio e o assessoramento da equipe de profissionais da PronoKal: nutricionistas, profissionais em atividade física e especialistas em coaching (reforço emocional).
Redução de flacidez, gordura e celulite
Por mais que a gente treine e se alimente de forma saudável, eliminar flacidez, gordura localizada e celulite é muito mais fácil com a ajuda da tecnologia. A criofrequência é o tratamento mais indicado nessas situações e apresenta resultados já na primeira sessão. "Em resumo, o procedimento utiliza choque térmico que ajuda o corpo a se livrar da gordura localizada através da queima calórica, estimulando ainda a produção de colágeno, redução da celulite e diminuição de edema", explica a profissional.
Mais informações e agendamento de consultas: (65) 3023-3706

Sexta, 31 Janeiro 2020 00:00

Quem ama cuida, não mata

Os programas sociais e as ações diretas e indiretas desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá tiveram repercussão nacional como referência no combate à violência doméstica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre 2016 e 2018 foram mais de 3,2 mil mortes no país. Feminicídio é um tipo de crime doloso praticado contra a mulher por ‘razões da condição de sexo feminino’. 

As políticas públicas do município direcionadas à mulher, contribuíram para que Cuiabá registrasse "zero" em casos de feminicídio no ano de 2019. Os programas sociais e as ações diretas e indiretas desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com outras instituições, entraram para a história e tiveram repercussão nacional como referência no combate à violência doméstica e familiar.

Com resultados práticos de impactos imediatos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, tem fortalecido as diretrizes do programa Qualifica Cuiabá 300 anos, criado para levar cursos de profissionalizantes gratuitamente à população. O projeto tem se tornado a maior política pública municipal no combate à violência contra mulher, sendo premiada nacionalmente, pela eficácia no trabalho específico para mulher e por registrar a participação feminina em mais de 80%.

Rede de enfrentamento

“Nós oportunizamos às mulheres cuiabanas a independência financeira quando ela realiza o curso e sai dele desenvolvendo seu trabalho, seu produto ou seu empreendimento. Com isso a gente retira do ciclo da violência doméstica aquelas mulheres que dependem totalmente de seus companheiros e se sujeitam a determinadas situações como a violência física, verbal e psicológica por não terem outras opção de sustento familiar ou mesmo para cuidar de seus filhos”, elencou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A assinatura inédita do Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) também está entre as ações que contribuíram para a redução dos índices de violência contra mulher. O ato estabeleceu a Rede de Enfrentamento e propiciou ações integradas com outras 14 instituições como, por exemplo, o encaminhamento de vítimas de violência doméstica ao Qualifica 300 pelos órgãos de Justiça.

“O projeto Qualifica 300 é de muita importância para as mulheres saírem do temido ciclo da violência doméstica e familiar. Com a criação da rede de enfrentamento, houve maior facilidade de encaminhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A lei Maria da Penha, em seu art. 8º, prevê essa rede de apoio. Mas, para que ela funcione, poderes e instituições devem permanecer em sincronia no enfrentamento”, disse a defensora pública, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Cuiabá, Rosana Leite.

Outras ações

A criação da Secretaria Municipal da Mulher que passará a atuar em 2020 fomentará a implementação de políticas públicas que visam a igualdade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e violência contra mulher.

“O ano de 2019, sem dúvidas, foi um marco para as políticas voltadas à mulher e os resultados já são visíveis. Os números de violência doméstica estão menores e o registro zero de feminicídios nos faz entender que estamos no caminho certo. Vamos intensificar na conscientização, trabalhar isso nas escolas com nossas crianças e jovens e criar mecanismo para inibir para que o agressor não saia impune e nossas mulheres sejam cada vez mais empoderadas e independentes”, concluiu a primeira-dama. (Fonte: Assessoria PMC)

 

Sexta, 31 Janeiro 2020 00:00

Espaço ‘Vida Verde'

Acontece neste sábado e domingo (01 e 02/02), a 2ª edição da “Feira Vida Verde”, no piso 2 do Pantanal Shopping, em frente a praça principal. O evento contará com 14 expositores de produtos naturais, veganos e sustentáveis, entre alimentos, cosméticos, maquiagem, artesanato, roupas e joias.

A feira, que tem como objetivo levar conhecimento e popularizar o tema veganismo, vida saudável, sustentabilidade para mais pessoas, terá horário de funcionamento no sábado (01), das 10h às 22h e no domingo (02), das 12h às 20h.

De acordo com a comissão organizadora do evento a Dêu Verde, a feira no shopping possibilita que mais pessoas conheçam sobre os produtos naturais e sustentáveis e possam incorporá-los em seu dia a dia. Além disso, é uma oportunidade de levar conhecimento sobre o veganismo, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre o impacto do consumo de alimentos de origem animal. (Fonte: Assessoria)

Veganismo 

É a prática de abster-se do uso de produtos de origem animal, procurando excluir, na medida do possível, o uso de qualquer produto de origem animal, seja na alimentação ou vestuário. Um seguidor desta prática é conhecido como vegano. Os veganos não consomem alimentos de origem animal, como carne (incluindo peixes, moluscos e insetos), laticínios, ovos e mel - além de evitar materiais derivados de animais, produtos testados em animais e lugares que usam animais para entretenimento. (Fonte: Wikipédia)

Serviço

O quê: Feira Vida Verde

Onde: piso 2 do Pantanal Shopping, em frente a praça principal

Quando: sábado e domingo (01 e 02.02)

Clientes podem escolher a melhor data para o vencimento da conta de energia. Essa iniciativa é uma ótima oportunidade para quem faz o planejamento mensal do orçamento doméstico ou pretende começar. Clientes que desejam pagar a conta de energia sempre na mesma data podem agora fazer a solicitação de casa mesmo. A Energisa Mato Grosso oferece um serviço chamado Data Certa, e disponibiliza seis datas para que o cliente escolha a que melhor se adequa ao seu orçamento. A adesão a uma delas pode ser feita pelo titular da conta também pela agência virtual da empresa, no site www.energisa.com.br. As datas para escolha são: 1º, 6, 11, 16, 21 e 26.

“A Data Certa para pagamento é uma boa opção para o cliente que já sabe que dia vai receber o salário e quer pagar a conta de luz com tranquilidade. Sempre recomendamos que o cliente veja qual a melhor forma conforme o seu planejamento orçamentário. A partir do pedido dele, todo mês, a conta chegará na nova data de vencimento escolhida”, pondera o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso, Murilo Galvão Marigo.

Marineide Rosa de Queiroz, representante de vendas, recebia a conta de luz com vencimento sempre perto do dia 10 e para adequar a necessidade dela e da família, ela optou por mudar a data para o dia 16. “Pedi para mudar, pois dia 16 está de acordo com meu pagamento. Fazer essa escolha me ajudou muito e estou satisfeita, pois atende minha necessidade”, contou.

 A opção por uma data certa pode ser feita apenas uma vez ano. Caso a conta do cliente esteja em processamento no mês que o pedido for feito, o novo vencimento passa a valer a partir do mês seguinte. Pelo site da Energisa o cliente pode ver o passo-a-passo de como fazer a solicitação de alteração da data. O serviço de Data Certa, ou vencimento especial, é um dos direitos do consumidor previstos pela regulação do Setor Elétrico.

 Segunda via

Outro serviço importante que possibilita mais comodidade para os clientes é poder ter a segunda via da fatura no celular mesmo. Isso é possível tanto pelo aplicativo Energisa On ou pela Gisa, atendimento por WhatsApp da Energisa (65 99999-7974). Os dois funcionam 24 horas por dia e são práticos, pois a segunda via é disponibilizada no momento da solicitação para o cliente. (Fonte: Da Assessoria/Energisa)

 

Página 124 de 127