Saúde

Hospital Municipal está 100% em operação

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, avança na saúde com obras relevantes.

SUS/MT

“Hospital Municipal está 100% em operação”

Complexo hospitalar conta com equipamentos de última geração

Por Beatriz Girardi

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou no mês de novembro o maior complexo hospitalar do Centro-Oeste – o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – Dr. Leony Palma de Carvalho. Recentemente anunciou que a unidade está 100% entregue à população. “Já está salvando vidas, não apenas de pessoas de Cuiabá, mas de outros municípios do estado e até estados e países vizinhos como Rondônia, Acre e Bolívia. São grandes obras que antes traziam insatisfação e insegurança para a população e hoje, significam mais humanização em Saúde”, ressaltou Pinheiro. Conforme o prefeito da capital, nos próximos meses serão entregues as UPAs Verdão e Leblon. “Terrenos com obras não iniciadas, que estavam abandonados, trazendo insegurança para a população e esqueletos de construções inacabadas que, além disso, serviam como ponto de drogas e locais de prostituição não farão mais parte do cenário de Cuiabá até o fim de 2020. Foi um dos primeiros compromissos que fiz com a população cuiabana e que tenho a grata satisfação de dizer que já cumprimos mais de 50%., declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O HMC possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 38 de Emergência, 06 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia). Além disso, conta com ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, parque tecnológicos com equipamentos de última geração, moderno centro de imagens e ainda farmácias satélites. “Prometi um Pronto Socorro, e entrego o maior hospital de Mato Grosso para o povo da minha terra. Hoje colhemos os frutos de uma gestão para as pessoas mais carentes, que são os que mais precisam de mim como prefeito”, comemorou Pinheiro.

De acordo com o secretário de Saúde Luiz Antônio Pôssas de Carvalho a capacidade instalada do HMC eleva o padrão SUS. “Com essa capacidade instalada, o HMC tornou-se um dos maiores complexos hospitalares do Centro-Oeste e está, segundo o Ministério da Saúde, entre os melhores hospitais públicos do país.”

Já para o prefeito Emanuel Pinheiro o acréscimo de leitos passa a beneficiar não apenas Cuiabá, mas todos os mato-grossenses. “É um sonho realizado e avança em 20 anos o SUS do Estado. Não é Cuiabá que passa a ter mais leitos, é nossa Capital dos 300 anos que dá sua contribuição máxima para a Saúde Pública de MT entregando um marco histórico, uma verdadeira virada de página da Saúde ao seu legítimo dono: a população. Prometi um Pronto Socorro, e entrego o HMC – o maior hospital de Mato Grosso para o povo da minha terra”, concluiu o prefeito de Cuiabá.

Foco na saúde

Com investimentos de quase R$ 800 mil, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou recentemente a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá os bairros Santa Terezinha e Itapajé. A USB, segundo a prefeitura, foi entregue totalmente equipada, climatizada e com odontologia.

“Do pacote de 67 obras paralisadas ou não iniciadas em outras gestões já entregamos a reforma e ampliação de 30 unidades entre Centros de Saúde e PSFs. A construção das duas novas UBS, a Jockey Clube e esta vão beneficiar os moradores do Santa Terezinha, do Itapajé e de toda a região”, disse o prefeito, salientando que nos próximos meses entregará as UPAs Verdão e Leblon, além de mais obras da Atenção Básica, avançando assim ainda mais para por fim aos esqueletos de obras da Saúde em Cuiabá. 

Com investimento de R$ 783.888,16 viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a nova UBS, que foi entregue totalmente equipada, climatizada e com equipes odontológicas e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas da região, também contribui para o aumento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família. A afirmação é do secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho. 

“Estamos avançando no processo de humanização na saúde e não há como fazê-lo sem investirmos na Atenção Primária, a qual recebemos apenas com cerca de 70 equipes de Saúde da Família, o que corresponde a cerca de 48% de cobertura total. Com as unidades entregues, aliadas às que entregaremos até fim do mandato, conseguiremos progredir para mais 60 equipes de Saúde da Família, finalizando a gestão com mais de 120, próximo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde. Esse foi outro compromisso do prefeito e é o caminho para levarmos a saúde às famílias cuiabanas, diminuindo os atendimentos na urgência e emergência e na média e alta complexidade” completou. (Com informações Secom PMC)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br