Saúde

Médica de MT realiza 1ª cirurgia robótica em uma paciente para retirada de tumor

Cirurgiã oncológica da Oncomed-MT utiliza técnica para retirada de câncer de endométrio em paciente de 40 anos; recuperação mais rápida é um dos benefícios.
A oncologia ginecológica, também chamada de oncoginecologia, agora incorpora a robótica na luta contra o câncer, a favor da vida e da saúde da mulher. Essa inovação tecnológica – que permite maior precisão cirúrgica e melhor recuperação – acaba de ser utilizada no tratamento de uma paciente em Cuiabá para retirada de um tumor de endométrio. Com uso de um robô, a cirurgia durou cerca de quatro horas e foi realizada, pela primeira vez, por uma médica mulher em Mato Grosso.
O procedimento denominado de histerectomia, com a retirada do útero, ovários e linfonodos acometidos pelo câncer, foi realizado pela cirurgiã oncológica Danielly Gobbi, da Oncomed-MT. A paciente tem 40 anos, já teve alta hospitalar e seguirá sob acompanhamento médico.
A técnica robótica, minimamente invasiva, também reforça as terapias para tratar outros tipos de cânceres, como próstata, intestino e rins. O robô utilizado na cirurgia, chamado Da Vinci, é reconhecido na área da saúde como o que há de mais moderno no Brasil e no mundo na atualidade, destaca a cirurgiã.
A cirurgia foi acompanhada pelo também médico da Oncomed-MT Jaime Comar Filho, urologista e proctor certificado e habilitado em cirurgia robótica pela Intuitive Surgical, fabricante do robô Da Vinci.
Danielly explica que o procedimento realizado no Hospital Santa Rosa consistiu na retirada do útero, ovários e linfonodos da pelve da paciente, acometidos por um tumor localizado no endométrio – tecido que reveste internamente o útero. “Com o auxílio do robô, conseguimos segurança nos movimentos. A transmissão de imagens em alta definição e 3D, ampliadas em até 15 vezes, também conferiu maior precisão ao procedimento”.
A médica conta que a realização da cirurgia robótica é uma etapa importante da carreira e o resultado alcançado reafirma o compromisso com a Medicina e pacientes. “É muito gratificante. É uma trajetória longa, de muita dedicação e aprendizado. Há todo um processo que envolve treinamento e estudo para que possamos operar com maior segurança. Poder contar com profissionais tão dedicados é fundamental para a construção e aprimoramento de técnicas de tratamentos que trazem mais qualidade de vida a pacientes oncológicos”.
A médica pontua ainda que a chegada do robô posiciona Mato Grosso lado a lado a centros de excelência em oncologia, promovendo o tratamento multidisciplinar cada vez mais completo e com todas as tecnologias que o mercado oferece. “Anteriormente esses pacientes precisavam ser levados para fora do estado e hoje com a chegada do robô a Cuiabá o acesso ficou mais fácil e mais confortável tanto para o paciente quanto para a equipe que não precisam mais se deslocar para fazer a etapa cirúrgica do tratamento”, ressalta.
Saúde da mulher – Na oncoginecologia, área de atuação de Danielly, a cirurgia robótica é aplicada em casos complexos. A técnica é recomendada para a retirada do útero, em casos iniciais e mais avançados da doença. Outro caso aplicável é a remoção dos gânglios linfáticos, como parte do tratamento ou mesmo de forma preventiva. Redução de complicações, diminuição do tempo de internação, menos dor e cicatrizes são destacados como benefícios do uso dessa técnica inovadora.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br